Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/07/2009

Papel Social: Oficina de Criação busca cidadania e cultura

Detalhes Notícia

Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está a Oficina de Criação do qual participam cerca de 100 pessoas, de todas as idades. O diferencial desta iniciativa é o resgate da dignidade e a busca pela auto estima através do trabalho.
Atualmente são atendidos usuários do Hospital Espírita João Marchese, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), estudantes da rede municipal de Educação Infantil (Pré-Escolas), além de crianças e adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar e pelo Poder Judiciário em cumprimento a medidas sócio educativas de prestação de serviços à comunidade.
Os trabalhos manuais são os mais variados, entre eles a confecção de bolsas, panos de prato bordados e pintados, artes plásticas e até mesmo o preparo da decoração natalina da cidade, que neste ano de 2009 será toda produzida com garrafas plásticas do tipo pet.
As ações são coordenadas pelo professor e arte educador Marco Antonio Filippim na Sala de Oficinas da própria secretaria, e as turmas são divididas em vários dias da semana nos períodos da manhã e tarde. Segundo ele, a produção tem sido excelente graças à interação dos participantes que dia a dia demonstram satisfação no que fazem.
“Felizmente temos tido gratas surpresas com este trabalho. Já podemos sentir por exemplo uma mudança muito grande na convivência dos participantes, que se relacionam de forma mais harmoniosa, alegre”, observou Filippim.
“Acredito que a valorização do ser humano é o fator principal desta mudança, que começa com gestos simples. A oportunidade de aprender, de trabalhar, de deixar fluir a criatividade, traz às pessoas mais serenidade e auto estima, recupera as chances de melhorar a cada dia em todos os aspectos”, complementou.
A assistente social Sônia Torciani, que acompanha a tarefa, considera as ações importantes aliadas. “A Assistência Social não trabalha só. Ela necessita da participação de vários organismos para complementar sua atuação e alcançar seus objetivos. Por esta razão acho que a parceria da Cultura é fundamental para envolvermos a comunidade, principalmente os jovens, que são atualmente um público vulnerável aos riscos sociais”, declarou ela.

Responsabilidade
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, a proposta é desenvolver o papel social como ferramenta de fortalecimento da individualidade de cada um, promovendo a cidadania.
“Como representantes do poder público temos esta responsabilidade. Acredito que o Brasil, por ser um país ainda em desenvolvimento e em processo constante de aperfeiçoamento de suas políticas sociais, pode e deve promover a Cultura como ferramenta de construção da cidadania. Cultura e Assistência Social, além do Esporte e da Educação, andam de mãos dadas nesta caminhada”, avaliou Beto Fernandes.
Secom – PMP

Foto: Adolescentes colaboram com a produção da decoração natalina deste ano, elaborada com garrafas plásticas

Parcerias ajudam na realização

O arte educador Marco Antonio Filippim ressaltou que as ações da Oficina de Criação são possíveis graças a importantes parcerias.
“Agradecemos ao Hospital Espírita e ao Caps pela confiança no trabalho da Secretaria de Cultura. Desenvolver um projeto como este contando com a participação destes usuários é gratificante, já que dia a dia presenciamos o crescimento artístico e humano de cada um deles”, frisou ele.
“Também temos contado com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que viabilizou o treinamento de professores conosco para uma ação conjunta em benefício dos alunos. Esses professores ajudam a reforçar e difundir a criatividade junto às crianças, colaborando para o sucesso da proposta”, disse.
Com relação aos adolescentes e jovens, Marco Filippim destacou o serviço prestado pela parceria com a Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), Conselho Tutelar e Poder Judiciário.
“Com o grupo de meninas encaminhadas pelo Conselho Tutelar, por exemplo, criamos um subgrupo chamado Grupo de Produção. Nele estamos programando uma produção maior de artesanato, principalmente de bolsas, para começar a vender, revertendo a renda para elas mesmas. É uma coisa maravilhosa que está sendo proporcionada por esta parceria”, comemorou o arte educador.
Outro ponto destacado por ele é a criação da decoração natalina: “Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo vamos conseguir fazer enfeites muito bonitos reaproveitando um material abundante como as pets. Com isso conseguimos também despertar nos participantes a idéia da reciclagem, contribuindo para um mundo melhor”, finalizou.
Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade