Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/04/2014

Palestra orienta jovens sobre o processo eleitoral

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Diversos alunos da escola Ester Eunice participaram de palestra esclarecedora sobre o processo eleitoral

DA REPORTAGEM

Os alunos de escolas estaduais da cidade estão recebendo a visita de funcionários da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis para receberem orientações do programa “Semana do Jovem Eleitor”, promovido pela Justiça Eleitoral com o objetivo de esclarecer dúvidas dos jovens a partir dos 16 anos sobre o processo eleitoral para escolha dos governantes e incentivá-los a obter o título de eleitor para participarem da eleição deste ano, pois jovens entre 16 e 17 anos não são obrigados a participar da eleição. O primeiro encontro ocorreu na última segunda-feira (07) com cerca de 80 alunos da EE Ester Eunice, na Cidade Jardim, ocasião em que o chefe do cartório, Samuel da Silva Pereira, conversou com os alunos sobre diversos assuntos referentes ao processo eleitoral. “Nosso objetivo principal é fazer com que eles entendam o que é uma eleição e a importância que eles possuem neste processo de escolha dos governantes. Através deste esclarecimento o aluno terá interesse em obter seu título de eleitor e assim participar do processo de escolha em outubro deste ano, quando teremos eleição para presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais”, explicou. Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio discutiram sobre a função de cada um. Eles esclareceram dúvidas sobre a obrigatoriedade do voto a partir dos 18 anos e as consequências quando o eleitor não comparece para votar, o que pode fazer na propagando eleitoral, a distribuição de cadeiras na Câmara de Vereadores. “Acho que uma das maiores curiosidades dos alunos é em relação à hora de votar, como funciona uma urna eletrônica, a segurança no voto, entre outras coisas. Em atividades assim percebe-se que a prática do voto é um assunto que sempre gera mais curiosidade”, afirmou Samuel. Após a palestra, os alunos que ainda não possuem título de eleitor ganharam um formulário para ser apresentado no Cartório Eleitoral para a requisição do documento. Para a aluna Taiane Feltrin Castro Tavares, de 16 anos, a oportunidade de conhecer o processo eleitoral e tirar o primeiro título é algo bastante significativo. “Conhecia algumas informações sobre a eleição através da televisão, mas não tinha tido a oportunidade de saber mais e esclarecer dúvidas, por isso achei muito interessante e vou tirar meu título para contribuir com este processo tão importante de nosso País”, afirmou. A aluna Carolina Miranda Dias, de 17 anos, possui o título. “Assim que tive idade tirei meu título, pois quero dar minha opinião na política e ajudar a escolher os governantes. Este é um ato que todos deveriam fazer, pois o futuro do País depende de nossa escolha”, ressaltou. 

Alistamento eleitoral
A 87ª Zona Eleitoral de Penápolis estenderá até 7 de maio o horário de atendimento ao público para alistamento eleitoral e transferência de títulos, que será das 9h00 às 18h00, inclusive aos sábados, domingos e feriados. “Os eleitores que tiverem interesse em regularizar título, tirar o primeiro documento ou fazer transferência podem se dirigir ao cartório e providenciar toda a regularização a fim de que possa votar de forma tranquila na eleição de outubro”, disse Samuel. Quantos antes procurar o cartório, mais rápido será o processo. Quem vai votar pela primeira vez também deve solicitar o documento e os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida precisam pedir suas transferências para uma seção eleitoral especialmente adaptada. Até os 18 anos o voto é facultativo e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição também poderá solicitar o documento para votar pela primeira vez. Para o atendimento basta comparecer ao Cartório Eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência. Os jovens que solicitarem seu título pela primeira vez devem portar o documento de identificação (pode ser o RG, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento), comprovante de endereço recente e de quitação do serviço militar (no caso de homens entre 18 e 45 anos de idade). 
A 87ª Zona Eleitoral de Penápolis localiza-se à rua São Francisco, 140, centro, telefone (18) 3652-5616.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade