Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/08/2012

Palestra marca o Dia da Agricultura Natural

Luciana Guimarães / Daep
Detalhes Notícia
O palestrante Leandro Amado falou sobre “Agricultura Sustentável de Base Agroecológica”

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e do CEA (Centro de Educação Ambiental), promoveu na última quarta-feira, dia 1º de agosto, uma palestra gratuita no Lúmine, para celebrar o Dia Municipal da Agricultura Natural.
O evento também teve como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Sindicato Rural e contou com expressiva participação de alunos e demais pessoas da comunidade interessada no assunto.
A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Leandro de Almeida Amado, que é técnico de produção de manejo orgânico, do Centro de Pesquisas Mokiti Okada. Ele discorreu sobre o tema “Agricultura Sustentável de Base Agroecológica”.
Durante a explanação, o Leandro Amado destacou que os japoneses já se preocupavam com a agricultura natural desde a década de 30. De acordo com as pesquisas, a saúde do ser humano está diretamente relacionada ao consumo de alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos.
O palestrante explicou de forma técnica como deve ser feito o preparo do solo para a agricultura natural, levando-se em conta a acidez do solo. Ele citou exemplos de agricultores do Estado de São Paulo e Mato Grosso que através do preparo adequado do solo para a agricultura natural, conseguiram diminuir os custos e aumentar a produção, especialmente no cultivo de hortaliças e morango.
O engenheiro agrônomo destacou também a tradição dos japoneses de agradecer sempre o alimento, a produção, o agricultor; pois a aplicação do sentimento também contribui para a produção de alimentos mais saudáveis.
O Centro de Pesquisa Mokiti Okada, localizado em Ipeúna (SP), está focado na realização de pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a expansão da Agricultura Natural no Brasil e exterior. Suas pesquisas e projetos estão direcionados para a saúde e recuperação da parte física, biológica e química do solo, ao contrário da agricultura convencional que somente observa a planta. Este é um grande diferencial para os próximos anos com a elevação da temperatura do planeta.
Ao final da palestra, os participantes receberam como lembrança e incentivo à prática da agricultura natural, saquinhos com sementes de hortaliças.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade