Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/12/2008

Palestra marca Dia de Luta contra a Aids

Detalhes Notícia

Na última quinta-feira, 04, o SAE – Serviço de Atendimento Especializado DST/HIV/Aids de Penápolis, realizou uma palestra para cerca de 50 profissionais da área da saúde local e também de cidades da micro região. A iniciativa ocorreu no salão da Igreja Metodista, e marcou a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro.

A palestra foi proferida pela médica Girlane Magalhães Sansoni, que integra a equipe de DST/HIV/Aids de Penápolis. O principal aspecto abordado foi o avanço conquistado na área do atendimento público aos portadores do vírus da aids ao longo dos 25 anos da doença no Brasil e nos 23 anos de aids em Penápolis.

Durante a palestra foram apresentados dados que mostram o quanto evoluiu o atendimento na área; a característica principal desta evolução foi a diminuição do números de mortes dos pacientes atendidos. De acordo com o que foi relatado, entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90, todos os casos iam a óbito, porém isso mudou muito. De acordo com a médica, hoje só morrem aqueles pacientes que não aderem ao tratamento oferecido. A facilidade de acesso à informação, ao tratamento ambulatorial e aos medicamentos, que também evoluíram bastante, são alguns dos fatores que contribuíram para o avanço na qualidade de vida conquistada pelos portadores do HIV, conforme o panorama apresentado pela médica. Ela citou ainda que junto com a melhoria da resolutividade do tratamento veio também a mudança do perfil dos pacientes atendidos: nos primeiros anos da doença no Brasil os casos eram registrados quase na totalidade em homens, no entanto atualmente as mulheres são portadoras do vírus em situação de igualdade.

 

Estrutura de

Atendimento

Em Penápolis os portadores de aids e outras doenças sexualmente transmissíveis são acolhidos pelo ambulatório do SAE, que funciona em modernas e amplas instalações nas dependências da Clínica de Especialidades; pacientes da rede pública da micro região também são atendidos pelo serviço. Na unidade existem três consultórios multiprofissionais para atendimento com enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, assistente social e médico, e um consultório exclusivo para atendimento de ginecologia visando o acompanhamento especializado das gestantes portadoras do vírus HIV. Há ainda uma sala para coleta de material para exames períodicos que o portador necessita realizar para controle das doses dos medicamentos ministrados. O SAE também dispõe de uma sala de “acolhimento”, onde os pacientes recebem informações através de vídeos informativos, livros e revistas, além de sanitários. Com esse espaço, inaugurado pela Prefeitura em 2006 a cidade conquistou o fortalecimento e a ampliação das ações de prevenção, promoção e assistência aos portadores de HIV, Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis, garantindo um tratamento digno e humano, quebrando o estigma e a discriminação sofrida pelos usuários. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade