Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/05/2007

Palestra inaugural supera expectativas da organização

Detalhes Notícia

Foi considerado excelente o evento inaugural do ciclo de palestras proposto por integrantes do extinto GAI (Grupo de Ação Integrada), realizado no último dia 19, no Centro Espírita Discípulos de Jesus. O encontro reuniu educadores e demais profissionais e teve como convidado especial o bispo Diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon, fundador da Pastoral da Sobriedade. O tema discutido foi “O desafio de conviver”. Segundo a psicóloga idealizadora do ciclo, Ivoni Dias Santana, o evento foi considerado um sucesso não só pela organização como pelos participantes. “Quem ouviu as palavras do bispo ficou muito envolvido com o tema e ele soube trabalhar o assunto com muita dinâmica e envolvimento do público”, comemorou, “Nos motivou ainda mais a continuar com as discussões”, acrescentou ela.

 

Reflexão

O trabalho de Ivoni teve início há alguns meses com o planejamento de um projeto que envolvesse diversos setores da sociedade em torno de assuntos que preocupam as famílias, como relacionamento entre pais e filhos, alcoolismo e o envolvimento dos jovens com outras drogas. Partindo desta preocupação, a psicóloga intitulou como tema central do ciclo “As conseqüências da vida moderna na mente e no corpo”.

Com a ajuda de colaboradores, foi possível organizar um cronograma de quatro palestras, que se estenderá até o próximo ano. “O público alvo são os professores, por sua propriedade de ser multiplicador do que é tratado nos encontros”, explicou Ivoni, “A formação destes profissionais devem refletir em atividades e debates em sala de aula”, argumentou.

Ainda segundo ela, a adesão de entidades e demais organizações prova o quanto a sociedade está disposta a procurar soluções para os problemas. “Muitas pessoas não se contentam em ficar de braços cruzados assistindo às barbaridades e não querem pensar que certos acontecimentos devem ser considerados comuns”, disse a psicóloga. Entre as instituições que aceitaram a parceria estão Prefeitura, através das Secretarias de Saúde, Comunicação e Educação, Hospital Geral de Promissão, Colégio Anglo, Clidimagem, Patyo Shopping, Apeoesp, Núcleo de Psicanálise de Penápolis, Rotary Club de Penápolis e Casa da Amizade. Cada um destes grupos recebe uma cota de convites.

 

Continuidade

O segundo encontro está marcado para o dia 04 de agosto e terá o tema central como assunto de discussão, a ser ministrado pela psiquiatra atuante em Marília e professora da FANEMA, Dr. Kátia Bule Guimarães. Esta e as demais palestras acontecerão no Teatro Lúmine.

O aumento do consumo de álcool e drogas entre os adolescentes e no ambiente familiar, assim como suas conseqüências, serão os assuntos colocados em pauta na terceira palestra, marcada para 10 de novembro, e que tem como convidado o psiquiatra Dr. Fábio Castro de Pádua, da cidade de Marília.

Já o último encontro, agendado para março do próximo ano, contará com a presença da psicanalista e doutora em Psicologia Escolar, atuante em Ribeirão Preto, Dr. Maria Bernadete Amêndola de Assis. O tema será definido durante os encontros anteriores, conforme sugestões dos participantes. (AR)

Na foto: Dom Irineu Danelon com educadores de Penápolis

Participantes doaram alimentos para entidades

 

Duas entidades penapolenses foram beneficiadas com óleo e leite arrecadados durante a primeira palestra do ciclo. O pedido foi que cada participante fizesse a doação dos dois alimentos, totalizando 200 unidades de cada produto. Eles foram divididos entre a creche Auta de Souza, mantida pelo Centro Espírita Discípulos de Jesus, e a Casa Anjo da Guarda.

Segundo a psicóloga Ivoni Dias Santana, a questão social também é um dos objetivos dos encontros, uma vez que a intenção é justamente tirar as pessoas da comodidade e fazer com que se sensibilizem e partam para atitudes concretas sobre os problemas. “Como o evento é de grande utilidade e é gratuito, nada como retribuir com uma doação de preço baixo mas que será de grande ajuda para as entidades”, comentou a psicóloga. “Esta é mais uma experiência a que o projeto se propõe. Pretendemos arrecadar outros produtos nas demais palestras”, finalizou ela. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade