Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/06/2007

Pais têm compromisso com a vacinação infantil hoje

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis está lembrando a todos os pais do compromisso que têm hoje, 16, de levar os seus filhos menores de cinco anos aos postos de vacinação para tomar a gotinha contra a paralisia infantil. A 1ª etapa da vacinação acontece hoje em todo o país no horário das 08h às 17h. Além da vacina contra a paralisia, aquelas crianças que estiverem com o calendário vacinal em atraso, deverão receber a atualização. Para tanto é importante que os responsáveis levem a carteirinha de vacinação.

A coordenação da campanha tem como meta vacinar 3.380 crianças menores de cinco anos. Para tanto, onze postos de vacinação estarão em funcionamento neste dia. Para atender a zona rural três equipes estarão percorrendo escolas e igrejas mantendo os mesmos itinerários das campanhas anteriores.

Ao todo, no município, estarão envolvidos na vacinação cerca de 100 funcionários da prefeitura.

“Queremos atingir o percentual máximo nesta fase da vacinação, garantindo qualidade de vida para nossas crianças, uma vez que, estando imunizadas, ficam livres de contrair qualquer doença” – disse a secretária municipal de Saúde de Penápolis, enfermeira Cristina Fogolin.

A vacina da poliomielite é aplicada em gotinhas na boca, indiscriminadamente, mesmo que as crianças já tenham sido vacinadas nos anos anteriores e que estiverem com gripe, tosse, alergias ou diarréia.

A coordenadora da multivacinação em Penápolis é a chefe da Vigilância Epidemiológica, Rosalicia Maria Lundstedt. Ela explicou que a vacinação em massa do público infantil é para liberar no meio ambiente o vírus vacinal, para que, entrando em choque com o vírus selvagem, este seja eliminado.

“Apesar do Brasil já ter recebido o certificado de erradicação da paralisia infantil, o país recebe estrangeiros de diversas partes do mundo, inclusive de regiões onde há a poliomielite” – revelou.

 

Locais

A vacinação ocorrerá nos seguintes postos: Macros de Saúde I (Mutirão), II (Centro) e III (Santa Terezinha); Postinhos de Saúde do Jardim Pevi, Jardim Tropical, Jardim Del Rey, da Vila Tóquio, da Cidade Jardim, do Jardim Planalto e no Residencial Silvia Covas. A guarita da Polícia Rodoviária, na rodovia Marechal Rondon, também será posto de vacinação. Secom – PMP

 

O que é poliomielite?

 

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução desta manifestação freqüentemente não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, tendo como principais características a flacidez muscular e ausência de reflexos.

A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do poliovírus, agente causador, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal ou oral. As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

O período de incubação é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. O período de transmissão pode iniciar antes do surgimento das manifestações clínicas. A eliminação do vírus se faz pela fala ou tosse por um período de cerca de uma semana, e pelas fezes por cerca de seis semanas.

Todas as pessoas não imunizadas são suscetíveis de contrair a doença. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade