Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/10/2017

Padroeiro penapolense: Fiéis católicos celebram hoje o dia de São Francisco

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Celebrações serão realizadas hoje no Santuário de São Francisco em comemoração ao dia do padroeiro penapolense

DA REPORTATGEM

O dia 4 de outubro tem um significado especial para os católicos penapolenses. A data é considerada feriado municipal em razão da celebração do Padroeiro da cidade, São Francisco de Assis. Em razão do santo católico, Penápolis possui o segundo santuário do Brasil dedicado a São Francisco, sendo o primeiro na cidade de Canindé (CE), o mais tradicional. Mesmo não sendo tão conhecido no território nacional, o santuário penapolense atrai centenas de romeiros da região e do estado nas proximidades de sua festa, além de encantar os visitantes que passam pela cidade durante todo o ano. Para celebrar a festa do padroeiro, o Santuário de Penápolis preparou para este feriado uma série de atividades religiosas. A programação começa logo cedo, às 07h00, com missa em louvor a São Francisco de Assis. Logo após, as 08h30, é a vez dos animais receberem as bênçãos. São Francisco é considerado o santo protetor dos animais por conta do amor que tinha à natureza. A bênção ocorre no pátio da igreja. As crianças também terão seu espaço no dia do padroeiro, as 10h00 será celebrada a Missa das Crianças com a participação especial do Bispo Diocesano de Lins, Dom Francisco Carlos. Para encerrar a as festividades, às 18h00 haverá a procissão e missa de São Francisco. A caminhada com os fiéis católicos iniciará na 1ª Casa de Penápolis, que fica na Rua dos Capuchinhos, onde hoje, funciona o Museu de São Francisco, mas já foi moradia dos Frades Capuchinhos, que ainda usavam o local como escola e outras atividades logo após a fundação da cidade, em 1908. A procissão encerra-se no Santuário com a celebração da Missa. Esta parte do evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Francisco e sua fé
Francisco nasceu no ano de 1182 na cidade de Assis na Itália. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele sempre teve uma vida regada de conforto e cercado de amigos. Ingressou, aos 20 anos, no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo Papa. Em uma das batalhas ficou chocado com o horror da guerra e resolveu, então, levar uma vida diferente e contrária de todo o horror que vivenciou. Para o Pároco do Santuário, Frei Adalto Antônio, este foi o início de mensagens de paz espalhadas por Francisco. “São Francisco é chamado de o santo da paz e falou sobre valores que são aplicados até hoje, quando mais precisamos desta paz citada por Francisco em meio a um mundo de violência e desrespeito ao irmão”, comentou. Uma das passagens mais famosas de São Francisco conta que ele estava em uma capela de São Damião quando ouviu a voz de Cristo lhe dizer: “Francisco, restaura minha casa decadente”. Entendendo no sentido literal, começou a construir uma igreja com o dinheiro de seu pai, motivo pela qual foi deserdado da família, quando renunciou todos os bens, vivendo sobre votos de pobreza. Francisco sempre viveu em meio aos pobres e doentes, buscando, de sua forma, ajudá-los. Sempre teve um grande amor pelos animais, que é reconhecido até os dias de hoje intitulando-o como o “protetor dos animais”. “Francisco foi um homem que viveu em harmonia com a natureza e que nos dias de hoje nos faz refletir sobre também vivermos nesta harmonia em meio aos problemas ambientais que o homem tem enfrentado nos últimos dias. Os ensinamentos deixados por ele são lembrados até hoje e despertam nas pessoas estas reflexões, pelas quais ele também passou, seja esta pessoa devota ou não de São Francisco”, ressaltou frei Adalto. Francisco morreu no dia três de outubro de 1.226, aos 44 anos, devido uma doença grave contraída na época. Dois anos antes de morrer, já doente e cego, ele escreveu o Cântico do Irmão Sol, no qual, louva todos os elementos da natureza. O fato mais admirado pelos fiéis da igreja católica é que ele estaria cantando ao morrer. Dois anos após sua morte, foi declarado santo no dia 16 de Julho pelo Papa Gregório IX. Posteriormente foi declarado padroeiro da Itália. No ano 2000 a revista americana Life, publicou uma pesquisa onde apontava Francisco de Assis como o maior homem do milênio que terminava, ou seja, entre todos que viveram entre o ano 1000 e 2000, ninguém foi maior que Francisco. A data comemorativa ao santo foi imposta como dia 04 de outubro, em que Francisco foi sepultado. Como seguem as tradições católicas, a data de celebrar um santo é a de sua morte ou sepultamento, já que a igreja a relaciona como o dia em que a pessoa entra para a glória de Deus.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade