Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/12/2014

Padre Joaquim Lima Brito recebe título de Cidadão Penapolense

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Padre Joaquim Lima Brito recebeu título de Cidadão Penapolense através do vereador Alexandre Gil

Em solenidade marcada por grandes emoções, o pároco da Paróquia Santa Clara, padre Joaquim Lima Brito, recebeu anteontem o título de Cidadão Penapolense. O evento, realizado pela Câmara Municipal, contou com brilhante apresentação do coral de crianças da Escola Augusto Pereira de Moraes e participação especial do bispo diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon. A homenagem lotou a Câmara Municipal. O propositor do projeto de concessão do título de Cidadão Penapolense para padre Joaquim, vereador Alexandre Gil (PT), discursou que se sentia muito feliz e agradecido a Deus pela oportunidade  de promover o reconhecimento ao notável trabalho do religioso na cidade. “Quando nos reunimos para homenagear uma liderança religiosa, queremos também colocar em destaque a importância dos valores que essa liderança representa para nossa sociedade. Valores de família, solidariedade  e amor ao próximo, e nós temos no padre Joaquim esse conjunto de valores”, disse Alexandre Gil.

Vida
Filho da dona de casa Maria Vilani Lima Brito e do metalúrgico  Izidoro Inácio  de Brito, Joaquim Lima Brito nasceu dia 17 de julho de 1961 em Santo André. Numa família de 13 irmãos e de poucos recursos financeiros, enfrentou grandes dificuldades. A superação teve como alicerce a fé em Deus, o que ajudou a influenciar a opção de Joaquim pela vida religiosa. Ingressou no seminário em 1978. Foi ordenado diácono em fevereiro de 1998 e passou a trabalhar  na igreja em Barbosa. Em 13 de setembro do mesmo ano, obteve ordenação como sacerdote no Santuário São Francisco de Assis, em Penápolis. De Barbosa, transferiu-se para a cidade de Reginópolis-SP. 
Na busca de aprimoramento dos seus conhecimentos, Padre Joaquim muda-se para a Itália em 2005  e  realiza  curso de especialização  em espiritualidade sacerdotal, até o ano de 2007.
Ao retornar ao Brasil, dedica-se por um ano  à Paróquia São Benedito em Lins. Com a criação da Paróquia Santa Clara ,   chega a Penápolis com a responsabilidade de organizar e coordenar essa nova divisão.
Além de destaque na propagação da  palavra de Deus,   lidera a transformação do antigo espaço da Igreja Santa Clara em Centro Catequético, secretaria  paroquial e atendimento pároco. Consegue também junto com a comunidade, a aquisição de um terreno para ampliação do centro catequético, construção de um campanário com cruzeiro na frente da igreja matriz e melhor estruturação para o recinto de quermesse de Santa Clara. Atua ainda  para  a reforma do espaço interno da comunidade Nossa Senhora das Graças e outros benefícios.
Entre 2009 e 2010, padre Joaquim foi secretário municipal  de Assistência Social de Penápolis, na gestão do prefeito João Luís dos Santos.
Na diocese de Lins,  é diretor espiritual  da Legião de Maria.  Foi membro do Conselho de Presbíteros da diocese por 5 anos. Tem atuação também como representante  dos padres no Conselho Nacional dos Presbíteros de Lins, coo vigário regional  na região pastoral  de Penápolis e como professor  de Missiologia na Escola Diaconal de Lins e no Seminário Teológico de Marília.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade