Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/09/2009

OS BANCOS EM PENÁPOLIS E OS CIDADÃOS

Penápolis  conta com  8 (oito) Agências Bancárias: Banco do Brasil, Nossa Caixa , Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, HSBC, Real, e 3 (três) Agências Cooperativas.
Penápolis tem uma Lei, a nº 880 de 17 de Maio de 2000 , que especifica em seus artigos que :-
- Ficam as agências bancárias obrigadas a colocarem  á disposição dos usuários, pessoal suficiente para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável e entende-se como tempo razoável para atendimento, no máximo, até 20(vinte) minutos em dias normais, e de 30(trinta) minutos em véspera ou após feriados prolongados.
– Para comprovação do tempo de espera os usuários deverão receber uma  “senha” de atendimento onde constarão impresso mecanicamente o horário de recebimento da “senha” e espaço para anotar o horário de atendimento  do cliente.
- O não cumprimento dessas determinações da Lei, acarretará ao infrator as penalidades
 I —   advertência, por uma única vez;
II ——multa de 200 (duzentas) UFPs, da 2ªà 3ª infrigencia;
III ——multa de 400 (quatrocentas)UFPs, da 4ª à 5ª infrigencia;
IV ——multa de 1000 (mil) UFPs, na 6ª e subseqüentes infrigencias .
         
Existe um Decreto Lei (Federal) de  nº 5296  de 02 de Dezembro de 2004 , que está em vigor e definem os procedimentos para ACESSIBILIDADE a todos que demandem serviços que atendam os cidadãos. As Leis existem.  Os usuários de serviços bancários não têm conhecimento de seus direitos.  Ninguém se preocupa em esclarecê-los. A  ÁGORA está preparando uma campanha de difusão desses direitos que o cidadão  tem . Antecedendo este movimento vamos fazer um diagnostico da situação das Agências Bancárias de nossa cidade quanto ao atendimento às Leis  para a ACESSIBILIDADE  a todos usuários que demandem seus serviços. Comecemos pelos Bancos oficiais-

BANCO DO BRASIL -  3 GUICHÊS para  atendimento, sendo  um para atendimento de idosos e  dois para os demais clientes. NÃO TEM GUICHÊ PARA CADEIRANTES.              
Esta  quantidade  de  guichês   não  atende a  demanda ,  o   que  gera      demora   no atendimento  .   Tem  assentos  para os clientes aguardarem , mas insuficientes para o numero de clientes , o que  gera filas que chegam a ocupar a escada de acesso ao pavimento onde estão localizados os guichês ( pavimento superior), O QUE INFRINGE O DECRETO LEI que define as condições de ACESSIBILIDADE a serviços  que atendam o público. Senha sem impressão da hora de entrada e do espaço previsto para anotação do horário de  atendimento. Tem 10 caixas eletrônicos. NÃO ATENDE A LEI  MUNICIPAL  E A DE   ACESSIBILIDADE

CAIXA ESTADUA
5 GUICHÊS  para atendimento, um para idosos, um  para pessoas   jurídicas, dois para os demais usuários e um para o cadeirante. Tem assentos para os clientes aguardarem.
Senha com impressão da data e da hora de entrada. Sem espaço para inscrever a           hora do atendimento. O  acesso ao local em que estão os  Guichês  é atingido por meio de ESCADA. Tem  6 caixas eletrônicos. NÃO ATENDE A LEI MUNICIPAL E A DE  ACESSSIBILIDADE

CAIXA FEDERAL - 4  GUICHÊS  para atendimento sendo três para público  em  geral e 1 para idosos. Emite senhas com hora de entrada. Não tem local para gravar a hora de         atendimento. Os idosos são atendidos diretamente no Guichê específico. Atende a Lei de Acessibilidade e de Atendimento a Idosos . Tem 9 caixas eletrônicos. NÃO ATENDE A LEI MUNICIPAL NA EMISSÃO DA SENHA. ATENDE A LEI DE ACESSIBILIDADE.

BANCO ITAÚ  - 4  GUICHÊS  para atendimento sendo um  para idosos e  cadeirantes,  três para atendimento geral, mas normalmente só funciona um. Não tem fornecimento de Senha. Algumas cadeiras somente para idosos. Tem 4 caixas eletrônicos. NÃO ATENDE A LEI MUNICIPAL NA EMISSÃO DA SENHA. ATENDE A LEI DE ACESSIBILIDADE.

BANCO SANTANDER  -  7  GUICHÊS   para atendimento. Normalmente funcionam 2  ou  3 -  Não tem nenhum específico para idosos. Tem cadeiras suficientes. Tem fornecimento de Senha com data e hora de entrada,  mas sem espaço previsto para gravar a hora de atendimento. A demanda por atendimento é grande, mas o atendimento é precário, quase sempre com apenas dois guichês funcionando, atendendo  clientes idosos e não idosos, o que normalmente gera um tempo de espera de  até mais de uma hora. Tem 8 caixas eletrônicos.  NÃO ATENDE A LEI MUNICIPAL NA EMISSÃO DA SENHA. ATENDE A LEI DE ACESSIBILIDADE      

BANCO HSBC - 2  GUICHÊS   para atendimento  de clientes. Emite senhas para atendimento específico para idosos e para não idosos,com horário de entrada  mas sem espaço para hora de atendimento. O atendimento dos clientes é feito com os mesmos sentados, o que atende inclusive os cadeirantes. Tem 3 caixas eletrônicos. NÃO ATENDE A LEI MUNICIPAL  NA EMISSÃO DA SENHA. ATENDE A LEI  DE ACESSIBILIDADE.

BANCO REAL - 4   GUICHÊS  para  atendimento de clientes (um para cadeirante).        Emite senhas para atendimento específico para idosos e  para não idosos, com horário de entrada  mas sem espaço para  hora de atendimento. Tem 5 caixas eletrônicos.        NÃO ATENDE A LEI MUNICIPAL NA EMISSÃO DE SENHAS. ATENDE A LEI  DE ACESSIBILIDADE.

BANCO BRADESCO -  4 GUICHÊS para atendimento de clientes sendo um para idosos.       Não emite senhas para atendimento. Não tem cadeiras para os clientes. Dificilmente funcionam os quatro guichês, ocasionando grande aglomeração de clientes na fila de espera  e grande demora no atendimento. Tem 9  caixas  eletrônicos. NÃO ATENDE A LEI MUNICIPAL COM A EMISSÃO DE SENHAS. ATENDE A LEI DE ACESSIBILIDADE.

AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS DAS COOPERATIVAS =  CREDICITRUS,       COCREALPA    E        SICRED   NÃO FORAM  EXAMINADAS  PELO MOTIVO DE ATENDERAM UMA CLIENTELA ESPECÍFICA  SEM  MUITA  DEMANDA E  SE TIVEREM REPAROS A SEREM FEITOS  ISTO DEVE CABER AOS SEUS COOPERADOS .
  
ÁGORA - Associação de defesa da cidadania
   
EM TEMPO - As autoridades municipais tem conhecimento dessa situação ????

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade