Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/04/2018

Orquestra Penapolense de Música Raiz é homenageada na Alesp

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Representantes da orquestra recebem prêmio das mãos do deputado Itamar Borges

Penápolis mais uma vez foi destaque no setor cultural durante a cerimônia de entrega do Prêmio Inezita Barroso, ocorrida dia 06 na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Na oportunidade a Orquestra Penapolense de Música Raiz foi homenageada com o prêmio que leva o nome da saudosa artista.
Na ocasião estiveram representando a orquestra os músicos Élcio Luiz Lazari (presidente) e César Sulini (regente); o secretário municipal de Cultura de Penápolis, Luiz Colevatti; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Olmair Rillo; e o vereador Adalgizo do Nascimento, “Ziza”. O prêmio foi entregue pelo deputado estadual Itamar Borges, autor da indicação para a homenagem.
Para que a Orquestra Penapolense pudesse receber a honraria, a homenagem foi antes aprovada pelos deputados membros da Comissão de Educação e Cultura da Alesp. 
A Orquestra Penapolense de Música Raiz foi criada em 2002 pela Secretaria Municipal de Cultura, e de lá para cá já fez inúmeras apresentações em eventos da cidade e região. Atualmente o grupo possui 22 integrantes. 
Segundo comentou o secretário de Cultura de Penápolis, Luiz Colevatti, a homenagem é motivo de orgulho, já que além de valorizar a música no universo das expressões artísticas, também é instrumento de fomento no resgate das tradições regionais. A música caipira de raiz é um importante componente dessas tradições”, enfatizou o secretário.
O Prêmio Inezita Barroso foi criado em 2015 através de projeto de autoria do deputado Marcos Martins. Sua finalidade é valorizar a cultura caipira de raiz e qualquer forma de arte genuinamente popular que se acrescente.
Além de eternizar a vida e obra de Inezita Barroso, cantora e apresentadora que revelou tantos artistas do universo caipira, o prêmio que leva seu nome também é uma homenagem àqueles que se destacam no âmbito da cultura sertaneja. 

Homenageados
Juntamente com a Orquestra Penapolense de Música Raiz também foram homenageados o violeiro José Francisco de Paula Lica (conhecido em Taubaté como Mestre Lica) e Sebastião Vitor Rosa (o Tião Mineiro de Campinas); Coral Sertanejo do Clube de Viola de Bauru; José Fortuna, de Itápolis (in memoriam); Bob Vieira, de Itapetininga; Programa Laços da Terra, de Ribeirão Preto; Tião Ribeiro e Projeto Cultura Pura, de Salto; Valdemar Alves dos Reis, de Araçatuba; e Companhia Cênica, de São José do Rio Preto. 
Os premiados foram selecionados pela Comissão de Educação e Cultura entre 25 indicações.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade