Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/07/2011

Orçamento Participativo: Reuniões definem prioridades em todas a regiões da cidade

As reuniões do Orçamento Participativo, como ocorreu em anos anteriores, vem trazendo resultados importantes para toda a comunidade, em diversas áreas. A Prefeitura de Penápolis, com o projeto “Orçamento Participativo”, promove as reuniões com a população, discute as prioridades de investimento para 2012 e, dependendo da solicitação, a solução pode ocorrer de forma antecipada.
Desde 2005, a Prefeitura realiza o Orçamento Participativo, espaço que o prefeito João Luís considera muito importante para que os moradores possam decidir suas prioridades, que serão incluídas no orçamento municipal. Na reunião mais recente, no bairro Santa Terezinha, os moradores focaram a Saúde como alvo de sugestões, elogios e questionamentos.
Na Macro III os moradores da região informaram que é preciso reduzir o tempo de realização dos exames e evitar o agendamento, situação que não tem dado muito certo, segundo eles. Por se tratar de um atendimento vinculado ao CISA, um dos responsáveis pelo consórcio, explicou que é aguardada a chegada de novos equipamentos para adequar o laboratório, mas depende do Governo do Estado, que deve efetuar a liberação. Por outro lado, os exames na Santa Casa estão sendo realizados normalmente.

Recapeamento
Os moradores pediram também a recuperação do asfalto de algumas ruas que estão bastante danificados, além de buracos em alguns trechos. Exemplos citados estão localizados na esquina da igreja (Santa Terezinha) que, quando chove fica totalmente alagada. Já o asfalto da rotatória também está em péssimas condições. Os secretários presentes informaram que as reivindicações estarão na pauta de serviço e, dependendo da disponibilidade de máquinas e equipamentos, os serviços serão realizados o mais breve possível.

Lazer
A comunidade também reiterou o pedido para a instalação de playground nas imediações da creche e um espaço comunitário para atender a região. Além disso, pedem a realização de atividades esportivas e de lazer  para as crianças e adolescentes, além de um projeto de profissionalização que dê condições aos adolescentes aprenderem uma profissão. Segundo uma das moradores, é preciso efetivar  a reforma do campo do bairro, já que o esporte é muito importante para a comunidade. Mais bancos na praça e menos atrasos nos ônibus do transporte coletivo estiveram na pauta de reivindicações. Os representantes da Administração municipal também ouviram reclamações sobre o mau cheiro, provavelmente oriundo de um cortume da região e o aparecimento de moscas e mosquitos, situação vivida pela maioria dos moradores próximos a uma granja.

Orçamento
O projeto do Orçamento Participativo divide a cidade em setores, de acordo com proximidade e as semelhanças sócio-econômicas de cada bairro e os moradores se reúnem para debater e decidir as prioridades de investimento para a região. Também são eleitos os conselheiros que acompanham o trabalho da Prefeitura.
Com as reuniões a população poderá ter contato direto com o prefeito João Luís dos Santos e demais membros da administração e saber como é elaborado um orçamento municipal. Assim, os moradores terão o direito de participar das decisões do poder público no que diz respeito aos investimentos que eles mesmos precisam. O Orçamento Participativo é um processo democrático e transparente onde são expostas as contas da Prefeitura e todos os cidadãos podem discutir onde e como aplicar os recursos para melhor atender a comunidade. 

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade