Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/02/2008

Orçamento Participativo: Moradores do Sílvia Covas reivindicam melhorias

Detalhes Notícia

Aconteceu na noite de terça-feira, 12, no Residencial Sílvia Covas, a primeira reunião do Orçamento Participativo (OP) 2008, promovida pela Prefeitura de Penápolis. O OP garante à população o direito de indicar as prioridades de investimento da Prefeitura no Orçamento Municipal do próximo ano. Hoje acontece mais uma reunião, desta vez com os moradores dos bairros Jardim Tropical, Pereirinha, Haroldo Camilo, Atlântica e Colina Verde. Será às 20 horas no CEU Montaha Gibara Ayub.
Cerca de 50 moradores participaram da reunião no Sílvia Covas. Inicialmente foi apresentado um vídeo explicativo sobre o processo de elaboração do orçamento municipal, bem como das fontes de receitas do município e as despesas fixas da Prefeitura de Penápolis. Também foram mostradas aos moradores as obras reivindicadas nos anos anteriores e já realizadas pela administração municipal.
“O Orçamento Participativo é também um momento de aprendizado para a população sobre como funciona a administração pública e de prestação de contas sobre os atos do governo municipal. A população tem o direito e o dever de participar indicando as suas necessidades e ajudando a definir as prioridades. Mas também deve acompanhar fiscalizar a execução daquilo que reivindicou e incluiu no Orçamento”, explica Suria Abucarma, secretária de Governo e Gestão Participativa da Prefeitura.
O prefeito João Luís dos Santos destacou aos moradores que a grande maioria das reivindicações do Sílvia Covas no Orçamento Participativo foram atendidas pela população. “Temos aqui no bairro a escola de tempo integral que é modelo e referência para todo o Estado, a quadra coberta, o posto de saúde inaugurado e funcionando, 90% das ruas asfaltadas. Com a participação da população, o bairro está melhorando. E assim está acontecendo em toda a cidade”, disse.

Vagas na creche
O prefeito também lembrou que um dos grandes problemas indicados na primeira reunião do OP no bairro, em 2005, a falta de vagas na creche, está sendo resolvida pela Prefeitura. “Em 2005 tínhamos uma fila de 57 crianças esperando uma vaga na creche do Sílvia Covas. Hoje temos apenas 6”, afirmou João Luís, esclarecendo que em toda a cidade foram criadas mais e 200 vagas nas creches municipais nos últimos três anos.
Sobre a área de lazer do bairro, reivindicação do OP do ano passado que ainda não foi atendida, João Luís explicou que já conseguiu recursos, através de emendas parlamentares, que possibilitarão ainda neste ano a conclusão do asfalto em todo o bairro e a urbanização da área verde e de lazer. “Assim que a verba estiver disponível iniciaremos essas obras”, garantiu.

Educação
A moradora do Jardim Esplanada, Silmara Aparecida de Andrade, que estava presente na reunião, manifestou ao prefeito a sua preocupação com a qualidade do ensino de 5ª a 8ª séries nas escolas estaduais. “Minha filha completou a 4ª série na escola municipal e está indo agora para a 5ª série. As informações que recebo de outros pais que já têm seus filhos na rede estadual me deixam preocupada quanto à qualidade do ensino. Temo que todo o investimento que o município faz na criança, da creche até a 4ª série, seja prejudicado quando ela chega no ginásio”, desabafou. João Luís sugeriu aos pais que se organizem para exigir melhor qualidade nas escola estaduais, através dos conselhos de escola. “Educação de qualidade é um direito. A Prefeitura vem fazendo a sua parte nas escolas e creches municipais. E é dever nosso apoiar a mobilização dos pais de alunos por melhorias no ensino também na rede estadual”, declarou. Secom – PMP

Foto: Silmara Andrade: preocupação com a qualidade do ensino nas escolas estaduais

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade