Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/03/2016

Oportunidade: Prefeitura abre processo seletivo de bolsas para a Funepe

Está aberto o período de inscrições para o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudo a Alunos Carentes, realizado pela Prefeitura de Penápolis. Os alunos a serem beneficiados devem residir na própria cidade e estarem devidamente matriculados neste ano de 2016, junto à Funepe (Fundação Educacional de Penápolis). De acordo com o edital que rege o processo, as inscrições devem ser feitas até o dia 01 de abril, no Serviço de Protocolo da Prefeitura.
Podem se inscrever estudantes economicamente carentes. Ao todos serão 40 bolsas de estudo para os cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia e Engenharia Agronômica. Para cada curso, estarão disponíveis 5 bolsas de 50%, 2 bolsas de 75% e 1 bolsa com 100% de benefício.
As bolsas de estudo serão válidas apenas para o ano de 2016, e não haverá renovação automática da bolsa de um ano para outro. O aluno interessado deverá realizar sua inscrição anualmente, inclusive os que já tenham sido contemplados em anos anteriores.

Documentação
Para se inscrever os alunos devem apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida, além de diversos documentos. É fundamental que o estudante fique atento à documentação necessária, pois a falta de qualquer um dos documentos, automaticamente exclui o candidato do Processo Seletivo.
A ficha está disponível no site da Prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br) e no Serviço de Protocolo da Prefeitura, localizado na avenida Marginal Maria Chica, 1400 – Centro. O horário de atendimento ao público é das 08h às 16h.
Devem ser apresentados: cópia do RG e CPF do candidato, atestado de matrícula original, comprovante de residência atualizado, título de eleitor do candidato, comprovante de renda familiar, cópia da Declaração do Imposto de Renda, certidão do Cartório de Registro de Imóveis, Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
Todos os detalhes da documentação necessária para o processo constam no edital, disponível para consulta no site da prefeitura.

Responsabilidades
Após a aprovação, os estudantes bolsistas devem cumprir uma série de responsabilidades previstas no edital do Processo Seletivo. Entre elas, está a freqüência igual ou superior a 75%. Os estudantes também não poderão receber outra modalidade de bolsa, além de não ficar em dependência ou retenção.

 

Programa de bolsas foi possível após Município assumir dívidas da Fundação

Aproximadamente R$ 9 milhões. Este foi o valor que a Prefeitura de Penápolis teve de assumir a pagar em agosto de 2013 para evitar que a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) fechasse as suas portas à população de Penápolis e da região.
Esta foi a saída encontrada na época, pela administração municipal, para manter funcionando aquela instituição educacional. O montante se refere a dívidas previdenciárias com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o que impedia a Funepe de receber a Certidão Negativa de Débito.
A falta da certidão impedia a entidade a firmar convênios para a ampliação do número de alunos atendidos, viabilizando seu funcionamento.
“Podemos dizer que este nosso Programa de Concessão de Bolsas de Estudo a Alunos Carentes é como se fosse uma espécie de ‘Prouni Municipal’, que com certeza atrairá mais estudantes para a Funepe, e dará oportunidade de estudo para muitas pessoas que não tem condições de pagar pelo curso. Para muitos é um sonho, certamente”, comentou o prefeito Célio de Oliveira.
Em razão desta ação, a Prefeitura de Penápolis exigiu que o prédio da Funepe, construído quando de sua fundação em 1966 fosse incorporado ao patrimônio do município. “Ao mesmo tempo em que fizemos essa exigência também cedendo as instalações em comodato para que a Funepe pudesse continuar usufruindo normalmente do espaço, como por exemplo alugando as salas para o colégio Anglo, como ocorre há muitos anos”, explicou o prefeito.
“Nosso objetivo é tão somente ajudar a instituição e colaborar para que a cidade continue tendo a oportunidade de contar com cursos de nível superior de qualidade. Que nossos jovens não precisem ir embora para outros lugares a fim de estudar ou que não precisem enfrentar os riscos de pegar estradas diariamente para frequentar uma faculdade”, declarou Célio.
“Acreditamos com certeza estarmos contribuindo para um marco na história da educação universitária em Penápolis, cumprindo assim com o que prometemos em campanha e com o que temos como convicção de ser o melhor para os jovens de hoje e de amanhã”, finalizou ele.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade