Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/01/2008

Oportunidade: PAT intermediou 562 admissões no ano passado

Detalhes Notícia

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Penápolis encerrou 2007 com 562 pessoas contratadas por meio da intermediação que o posto realiza entre trabalhador e empresas. Os setores que mais oferecem vagas de emprego são o sucroalcooleiro e a construção civil, com grande parte de contratações por conta das usinas instaladas na região. Segundo a responsável pelo atendimento no posto, Márcia Arrieiro Marin, o comércio também tem expressiva participação nas contratações, assim como estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes.
O posto mantém cadastro com centenas de empresas de Penápolis e região. Para cada vaga disponível, são encaminhados em média quatro candidatos para a entrevista, após pré-seleção baseada no perfil e qualificação exigidos para cada função. Segundo informações da diretora, Neide Maria da Silva Domingues, o cadastro conta atualmente com 493 empresas.
Além da intermediação para o trabalho, o posto oferece serviços como emissão da carteira de trabalho e documentos para solicitação do seguro-desemprego.
Por conta desses serviços, mensalmente passam pelo local centenas de pessoas. Segundo a diretora do posto, o mês de janeiro é o que registra mais atendimentos, por ser o mês em que a direção das usinas demite funcionários e começa a preparação para novas admissões. “Os demitidos chegam para providenciar o seguro-desemprego ou ainda candidatar-se às vagas. Por outro lado, as usinas já se preparam para contratações da próxima safra”, comentou Neide. Somente em janeiro do ano passado, 519 pessoas passaram pelo posto.

Qualificação
A diretora comentou ainda que a principal dificuldade do candidato a uma vaga de emprego é a falta de qualificação. “Muitas vezes aparece uma vaga para a qual não encontramos candidato com qualificação suficiente”, revelou, “A falta de mão-de-obra especializada certamente é o que deixa muitas pessoas sem emprego”, acrescentou. Já a atendente do posto revelou que grande parte dos candidatos não tem nenhuma experiência na área. “O grau de escolaridade também é baixo. A maioria tem apenas o primeiro grau completo”, contou Márcia. A maioria dos trabalhadores disponíveis no PAT tem entre 20 e 50 anos, mas o posto realiza cadastro de pessoas acima dos 14 anos.

Serviços
Interessados em fazer parte do cadastro do PAT devem comparecer ao posto levando documento de identidade, carteira de trabalho e um currículo (opcional).
O posto fica na rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, nº 330, Centro, em frente à Biblioteca Municipal. Telefone: 3652-0603. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade