Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/07/2007

Opção: Novo cemitério já pode receber sepultamentos

Detalhes Notícia

O novo cemitério de Penápolis, o Jardim da Paz, localizado na avenida Marginal Winter Alberton, entre os bairros Jardim Pevi e São Francisco, já pode receber, em caso de emergência, os primeiros sepultamentos. A informação foi confirmada pelo prefeito em exercício, José Carlos Aguirre Monteiro (PT), o “Zeca Monteiro” e o secretário municipal de obras e serviços, Francisco Gomes Garcia, o “Chiquinho”. O novo espaço público está em fase final de acabamento, porém várias carneiras já foram construídas e estão prontas para serem utilizadas.

A previsão de entrega oficial, entretanto, ainda não foi confirmada. Ontem pela manhã, apesar do tempo chuvoso, maquinários se apressavam em arrumar o terreno das ruas frontais para receber o pavimento asfáltico. “Antes que façamos a entrega oficial pretendemos asfaltar tanto as ruas que dão acesso ao novo cemitério, como as internas, além de gramá-lo em sua totalidade. Os túmulos estão sendo construídos em formato vertical, com três gavetas e carneiras com maior capacidade serão construídas posteriormente.

 

Empenho

Zeca Monteiro destacou que a administração está ultimando a parte burocrática para a liberação oficial do espaço. Além de moderno, o Jardim da Paz obedecerá a diversas normas da qual a Necrópole Santa Cruz até hoje não possui.

Zeca Monteiro destacou o empenho do prefeito João Luís dos Santos (PT) em dotar o município deste empreendimento. “Quando assumiu a Prefeitura ele encontrou pela frente uma série de entraves. Esta obra também foi adiada por várias outras administrações”, lembrou. O nome do novo espaço, bem como a forma da qual deveriam ocorrer os sepultamentos foram escolhidas através de consulta popular. “Não podemos negar que foi uma decisão ousada da administração que não poderia de nenhuma forma continuar empurrando o problema com a barriga”, finalizou o prefeito.

 

Jardim

Como o próprio nome já diz, o novo cemitério seguirá o formato dos modernos cemitérios brasileiros e está sendo construído pela Prefeitura Municipal de Penápolis, através da Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis). A Necrópole de Santa Cruz, atual cemitério, está com sua capacidade de sepultamentos esgotada, restando poucas unidades de túmulos. Para aumentar sua capacidade foram desapropriadas várias residências ao seu redor, além de uma rua que há vários anos deixou de existir para dar maior espaço ao local.

O “Jardim da Paz” será todo gramado sendo visível apenas as placas de homenagem que terão a mesma padronização.  A capacidade total é de aproximadamente 30 mil sepulturas, podendo ser ampliada com a acomodação das ossadas, liberando espaço para outros sepultamentos de familiares. Além da fachada da entrada principal, já foram construídas a parte administrativa, uma sala para velório e sanitários, além de uma sala de repouso, copa e uma sala ecumênica para orações. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade