Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/12/2010

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: Estudante conquista primeiro lugar em competição

Divulgação
Detalhes Notícia
Thiago Henrique Stella conquistou a medalha de ouro na 6ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)

DA REPORTAGEM

O estudante Thiago Henrique Stella conquistou a medalha de ouro na 6ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A competição é promovida pelo MEC (Ministério da Educação), com realização do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e da Sociedade Brasileira de Matemática. O jovem, aluno da 8ª série da EE Profª Yone Dias de Aguiar, de Penápolis é recordista em medalhas nesta olimpíada, recebendo em suas quatro participações, em 2007 a medalha de bronze, 2008 medalha de prata e 2009 medalha de bronze. Ele compete na categoria desde a 5ª série. A Olimpíada bateu o recorde de participações nesta edição com 19.665.615 alunos e 44.717 escolas inscritas na competição. Aproximadamente 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os alunos foram divididos em três níveis de acordo com o seu grau de escolaridade, sendo alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano)  do Ensino Fundamental ; alunos matriculados na 7ª ou 8ª série ( 8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental e alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio. A competição foi desenvolvida em duas fases: a primeira com a aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Desta fase participaram todos os alunos inscritos por suas escolas. Já na segunda fase foi aplicada uma prova discursiva a 5% dos alunos inscritos pelas escolas, em cada nível, com melhor desempenho na primeira fase. Thiago receberá sua premiação, pela quarta vez em local ainda a ser escolhido pelos organizadores. O estudante foi contemplado com uma bolsa de estudo do tipo Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretores e coordenadores da escola em que o aluno estuda informaram que ele também será homenageado em solenidade a ser realizada por ocasião do recebimento de sua medalha de ouro.

Olímpiada
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Voltada para a escola pública, é dirigida a todos os alunos de 6º ano (5ª série) a 8ª séries do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio das escolas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil. Ela tem por objetivo estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas por meio da resolução de problemas motivantes, que despertem o interesse e a curiosidade tanto de professores como dos alunos, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, procurando identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. O evento visa ainda incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e procurando integrar as escolas e as universidades públicas, os institutos de pesquisas e sociedades científicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento entre as partes envolvidas. (Ivan Ambrósio)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade