Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/06/2019

Oficina gratuita aborda pedagogia de saraus

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
A oficina será ministrada pelo educador e escritor Rodrigo Ciríaco

Penápolis recebe no dia 03 de julho a oficina “Pedagogia dos saraus: teoria e prática literária e educativa”, com o escritor e educador Rodrigo Ciríaco. O evento é gratuito e será realizado na Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”. Podem participar profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura. As vagas são limitadas. 
Para participar é necessário se inscrever antecipadamente pelo site siseb.sp.gov.br/agenda . São oferecidas 40 vagas. A oficina acontece no dia 03 de julho, das 09h às 16h e é uma iniciativa do Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. 
A oficina traz uma reflexão sobre a trajetória pedagógica e poética a partir da aplicação dos saraus como ferramenta didática no estímulo à leitura, desenvolvimento da escrita e criação literária. O objetivo é mobilizar jovens e adolescentes para a prática poética e literária, organizar saraus em espaços educativos e propor atividades de criação poética e literária. 
Em sua programação, a oficina abordará as origens e contextualização histórico e literária dos saraus e os seus diferentes tipos. Os participantes também terão noções de como organizar um sarau na escola, seleção e preparação, jogos e exercícios corporais, além de propostas de exercícios de criação poética e literária.

Educador e escritor
A oficina será ministrada pelo educador e escritor Rodrigo Ciríaco. Formado em História pela Universidade de São Paulo, Ciríaco tem 15 anos de experiência na rede pública estadual e municipal de ensino. Autor dos livros Te pego lá fora,  100 mágoas, Vendo Pó…esia  e Menino Moleque Poeta Serelepe. Participa há mais de 13 anos do movimento de saraus da periferia. 
É idealizador dos projetos Pedagogia dos Saraus, Mesquiteiros, Slam Rachão Poético e Biqueira Literária. Entre 2014 e 2016, participou do Conselho Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). É autor do livro Pedagogia do Sarau, em fase final de edição para publicação pelo selo Um por Todos.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade