Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/11/2012

Oficina abordará acervo de museus

Encontram-se abertas para profissionais atuantes em museus e instituições afins, da cidade e região, as inscrições para uma Oficina de Gestão e Política de Acervos Museológicos. A mesma será realizada em Penápolis nos próximos dias 08 e 09 de novembro, na Sala Cora Coralina (anexa à Biblioteca Municipal, na rus Irmãos Crisóstomo de Oliveira 333, Centro).
Segundo informações da diretora do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, a professora Alessandra Nadai, a oficina oferece 30 vagas, gratuitamente, e será realizada das 09h às 17h, com intervalo de uma hora para almoço.
Ainda segundo informações da diretora, a iniciativa é concretizada por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura do município com o Governo de São Paulo (Secretaria de Estado da Cultura e Sistema Estadual de Museus) e Organização Social de Cultura ACAM Portinari.
Alessandra Nadai informou também que a  responsável por ministrar a oficina será Marilúcia Bottallo. Ela é Museóloga Documentalista especializada em Gestão Museológica, é Mestre em Artes e Doutora em Ciências da Informação pela USP (Universidade de São Paulo).
Entre alguns dos projetos  trabalhos de destaque de Marilúcia Bottallo  estão o exercício do cargo de Coordenadora do Centro de Memória da Fundação Bunge; Coordenadora de Implantação do Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea; Diretora do Serviço Técnico de Curadoria da Divisão Científica do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP; Museóloga do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Também é docente das disciplinas de Museologia e Museografia do curso de Especialização em Museologia da USP, e Ética Patrimonial do Instituto Paulista de Restauro.

Objetivo
A diretora do Museu Histórico de Penápolis explicou que a oficina tem por objetivo fornecer subsídios para profissionais das áreas de gestão e informação que atuam em museus, arquivos, centros de documentação e instituições afins, na implantação de políticas de incorporação e disponibilização e processos de gestão de acervos institucionais.
“A oficina em questão será composta por explanações teóricas e atividades práticas relacionadas aos princípios norteadores de gestão institucional e estabelecimento de organogramas, fluxogramas e métodos de gestão de acervos”, explicou.
“Os alunos desenvolverão atividades práticas que implicarão em devolutiva para avaliação e discussão conjunta”.
Para outras informações os interessados podem manter contato pelo telefone 3652-7034.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade