
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
31/05/2015
Odontologia é oferecida de forma gratuita para população

DA REPORTAGEM
Poder dar um belo sorriso com certeza é uma das ações que mais satisfaz uma pessoa. Por isso, estar com a saúde bucal em dia é fundamental para esta ação que cativa e alegra o dia de qualquer um. Visitar um dentista para um check-up regularmente é importante para uma avaliação e o correto tratamento em caso de qualquer problema, garantindo um belo sorriso. Muitas pessoas pensam que um tratamento odontológico custa caro e acabam desistindo de procurar um profissional da área quando necessário, sofrendo consequências ruins para sua saúde bucal. O que poucos sabem, é que Penápolis oferece atendimento gratuito para a população através do Serviço de Odontologia, contando com profissionais experientes e capacitados para tratamento bucal das pessoas que necessitam deste serviço. De acordo com a coordenadora de saúde bucal de Penápolis, Lenise Patrocínio Pires Cecílio, o município possui parceria com o SUS através do Programa Brasil Sorridente, que oferece o atendimento gratuito para a população. Segundo ela, o atendimento oferecido na cidade é realizado através de três diferentes formas. Seja através do Programa de Atenção Básica, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ou através do modo Estratégia Saúde da Família, que visa levar profissionais da odontologia para os bairros, aproximando-os da população. “Este último é feito em regiões distintas do bairro, oferecendo um serviço de qualidade para as famílias. Hoje oferecemos este serviço nas Unidades de Saúde Macro I, III e IV e também no Jardim Tóquio. Em breve o atendimento será ampliado para a Unidade de Saúde II, bairros Silvia Covas e Cidade Jardim, além da criação do Pronto Atendimento que atenderá em horário diferenciado”, revelou. Hoje o serviço de odontologia de Penápolis possui capacidade de realização de cirurgias de pequeno e médio porte, além de tratamentos gengivais e periodontais. O tratamento de canal também se destaca entre os atendimentos mais realizados pelo CEO – criado em 2008 – e realiza cerca de 60 atendimentos por mês. Para ter ideia da dimensão, a clínica odontológica, que realiza atendimentos em geral, faz cerca de 120 em cada um dos períodos, todos os dias.
Incentivo
O incentivo aos cuidados da saúde bucal começa cedo em Penápolis. Isso porque o serviço de odontologia possui metodologia adotada que visa criar atividades lúdicas para crianças a fim de que iniciem, desde cedo, os cuidados para obter dentes fortes e uma boca saudável. Lenise explicou que o serviço de odontologia está sempre presente em escolas públicas realizando palestras e atividades explicativas. “Além disso, sempre que uma entidade nos pede, preparamos todo um material voltado para seu público para que possamos ir ao local e falar um pouco sobre a saúde bucal”, comentou. Eventos organizados pela prefeitura em bairros da cidade também são oportunos para estas atividades. “Normalmente em ocasiões assim fazemos um trabalho voltado para crianças, com brincadeiras lúdicas e atividades onde elas interagem identificando tudo aquilo que é bom e ruim para as saúde bucal”, afirmou. A brincadeira é levada tão a sério pelas profissionais de odontologia que até mesmo uma fada do dente foi criada para interagir com as crianças. Ela é interpretada pela Suzel Fernandes. “Faço este trabalho de forma voluntária, pois gosto de estar junto com as crianças. A interação com ela é muito importante para a aproximação delas, pois ficam encantadas com a ‘magia’ de uma fada. Desta forma fica muito mais fácil trabalhar com as crianças. A fada vira um símbolo pra elas que adoram, tanto que sempre pedem para tirar fotos, brincar com elas. Gosto muito”, enfatizou Suzel.
Importância
Para a coordenadora Lenise Cecílio, a população deve ter consciência da importância da saúde bucal. “As pessoas precisam saber que a saúde começa pela boca. Quando se tem uma boa saúde bucal, se tem uma boa saúde em tudo, evitando-se gerar outros problemas para a pessoa”, disse. Ela comentou que os serviços oferecidos são gratuitos e que qualquer pessoa pode ter acesso ao tratamento. “O serviço está à disposição e de forma gratuita. Além da clínica geral temos os pontos de atendimentos nos bairros citados, o que facilita ainda mais a procura. Depois da primeira consulta a pessoa é encaminhada para o atendimento especializado conforme sua necessidade”, finalizou. O Serviço de Odontologia conta com 26 auxiliares odontológicos, quatro técnicos de saúde bucal, 18 cirurgiões dentistas, três assistentes administrativos, um auxiliar geral e três estagiários contratados pela prefeitura e em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), campus de Lins.
(Rafael Machi)
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.