Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/11/2007

OCEU terá curso para capacitar Técnicos em Farmácia

O tradicional Colégio OCEU de Penápolis, na sua área de cursos técnicos, estará lançando no ano de 2008 mais um curso: o de Técnico em Farmácia. A atuação deste profissional compreende as ações relativas à produção, dispensação e comercialização de medicamentos, cosméticos e fitoterápicos. O processo de produção na área de Farmácia está dividido em duas áreas básicas de atuação, que são a dispensação de produtos farmacêuticos (que inclui atendimento, orientação e venda) e a produção de medicamentos e cosméticos, em escala artesanal e industrial. Esta atuação se realiza em farmácias, drogarias, postos de saúde, postos de medicamentos, farmácias de manipulação e indústrias farmacêuticas.

O cenário da área de Farmácia mostra algumas fortes tendências oriundas de fatores como o aumento significativo no número de estabelecimentos farmacêuticos, a fusão de empresas do setor em grandes redes, a pressão dos clientes por melhor atendimento e maior confiabilidade, e o retorno à utilização de medicamentos e cosméticos manipulados em escala artesanal. Além disso, nesta área, como em toda a área de Saúde, há uma busca constante da qualidade, tanto no que se refere à qualidade dos produtos manipulados nas farmácias de manipulação como em indústrias farmacêuticas (controle de qualidade), na qualidade do trabalho, nas suas atividades diárias, nos preceitos das Normas ISO.

Falando sobre os motivos que levaram o OCEU a lançar mais este curso, Marcelo Sampaio Garcia, da direção da escola, enfatizou: “A Lei dos Genéricos veio ressaltar a responsabilidade das farmácias e drogarias no atendimento e orientação ao cliente, enfatizando os princípios éticos nesta atuação, todas as tendências apontam para a necessidade de uma maior profissionalização das atividades no setor, e para a urgência na adoção de novas ferramentas de gestão de modo a garantir a sobrevivência das empresas neste contexto altamente competitivo”. O mercado de trabalho na área de Farmácia, hoje, é ocupado por um imenso contingente de trabalhadores não-qualificados, pelos quais deve responder o farmacêutico responsável pelo estabelecimento. As demandas geradas por este novo quadro da área são incompatíveis com tal modelo de recursos humanos, daí a necessidade da formação de técnicos cujo perfil atenda aos novos desafios. A importância desse tipo de educação profissional é reforçada pela crescente exigência de aprimoramento e atualização, que possibilite acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da área.

 

Profissionais

O Curso Técnico em Farmácia visa formar profissionais para atuarem no segmento do comércio farmacêutico, drogarias, como na farmácia clínica e hospitalar. O profissional graduado Farmacêutico, que é o responsável por todos os setores das farmácias, na produção e venda de medicamentos, vê-se diante de diversas atribuições legais que impedem a realização de certas rotinas diárias facilmente delegadas a outros membros de sua equipe, que muitas vezes não possuem formação técnica adequada, comprometendo a qualidade do atendimento dos clientes.

O aluno, após formado, tem um vasto campo de trabalho junto aos farmacêuticos, drogarias, instrumentalização técnica sobre diversas técnicas terapêuticas, capazes de atuarem nas rotinas dos estabelecimentos farmacêuticos, desde ao atendimento ao clientes no setor de balcão, a manipulação de substâncias utilizada para o preparo e constituição de medicamentos e cosméticos e o atendimento de paciente em farmácias clínicas e hospitalares. “Enfatizamos a formação na opção por um quadro de disciplinas que venham a atender a demanda em nossa cidade e da região”, informou Sampaio Garcia, “por isso destacamos como principais disciplinas a Química, a Anatomia e Fisiologia Humana, a Saúde Coletiva, a Legislação Farmacêutica, teremos aulas de Farmacognosia, Farmacotécnica, Farmacologia e Toxicologia”. Além da formação em sala de aula, os alunos deverão realizar estágios supervisionados, onde entrarão em contato com a praxis cotidiana dos trabalhadores da área de Farmácia. O OCEU já abrirá matrículas para o Curso de Técnico em farmácia a partir do mês de dezembro deste ano, quando então os interessados poderão garantir suas vagas.

Maiores informações podem ser obtidas na Praça Carlos Sampaio filho, 120, ou através do telefone (18) 3652-1406.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade