Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/08/2014

Obras do CAPS AD estão em fase adiantada

Secom-PMP
Detalhes Notícia
No local estão sendo construídas salas para atendimento de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, entre outras

As obras para a instalação do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) estão em fase adiantada e devem ser concluídas antes do prazo. As reformas estão sendo feitas no prédio da Unisam (Unidade de Saúde Mental) seguindo com as normas do Ministério da Saúde para que a unidade entre em pleno funcionamento.
A reforma do prédio, que pertence à Prefeitura de Penápolis, está sendo executada pela empresa VJ Transportes e Construções Ltda, com investimento de cerca de R$ 91 mil da própria prefeitura. O valor está incluso na contrapartida repassada pelo município ao Cisa. De acordo com a coordenadora do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), Renata Cristina Vidal, a empresa ainda tem cerca de 70 dias para concluir a obra.
O proprietário da empresa responsável pela reforma, Juliano Petrucci, afirma que a obra está bem adiantada e deve ficar pronta antes do término do prazo. No local estão sendo construídas salas para atendimento de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, além de refeitório, copa e banheiros feminino e masculino adaptados para os pacientes. Também estão em construção os banheiros, uma copa e uma sala de reuniões para uso dos funcionários.
“Os pacientes terão uma horta para desenvolver um trabalho terapêutico nesse mesmo espaço”, explica Renata. Haverá uma entrada exclusiva na rua Anchieta para os pacientes do CAPS AD e essa nova unidade será uma área isolada dentro da Unisam. “São tratamentos diferenciados e, portanto, não haverá contato direto com os pacientes que já são atendidos”, ressalta. 
O CAPS AD atende provisoriamente em um imóvel alugado localizado na Vila Paulista. “Mesmo não oferecendo a estrutura completa, já temos um cadastro de mais de 120 pacientes, o que demonstra a necessidade desse atendimento”. 
“Concluídas as reformas, a unidade entra em funcionamento e passará por uma vistoria técnica para aprovação e liberação de mais recursos do Governo Federal”, disse Renata. Esse recurso federal prevê o repasse mensal de aproximadamente R$ 40 mil para funcionamento e manutenção do serviço. 

Atendimento
O atendimento do CAPS AD é específico para a população de Penápolis e dos outros municípios da micro região, integrantes do consórcio: Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia.  É voltado para pacientes a partir dos 15 anos, de ambos os sexos, com transtornos psíquicos graves e persistentes decorrente do uso do crack, álcool e outras drogas. 
Os pacientes têm acompanhamento de uma equipe de profissionais especialistas como médico psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiros, educador físico, arte educador, entre outros. 
O objetivo do atendimento é resgatar a autonomia dos pacientes, mantendo-os abstinentes e fortes contra recaídas; integrar a família ao tratamento restabelecendo laços fragilizados; além de reduzir os sintomas através de medicação e participação em grupos terapêuticos.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade