Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/09/2018

Obra do acervo do Museu do Sol será exposta em Madri

Imagem/Ricardo Faria
Detalhes Notícia
Empresa especializada em obras de arte de São Paulo fez a retirada da obra “Parque de Diversões”

DA REDAÇÃO

A pintura “Parque de Diversões”, da artista plástica Maria Auxiliadora, que pertence ao acervo permanente do Museu do Sol, em Penápolis, será exposta a partir de outubro na Fundación Juan March, em Madri, na Espanha. 
Com 1,40 x 1,40m, “Parque de Diversões” é uma das principais obras da artista – que retrata o cotidiano, sobretudo, dos negros brasileiros, sobrepondo a lógica artística brasileira, que os representam apenas como escravos ou trabalhadores braçais e domésticos. 
Ao usar técnicas mistas com tinta óleo e massa plástica, bem como, mechas de seu próprio cabelo, Maria Auxiliadora coloca os negros em papéis de destaque e livres do julgo do trabalho pesado, podendo namorar, dançar, passear pela cidade ou simplesmente professar a fé. 
Desde novembro do ano passado, o Museu vem negociando o empréstimo da prestigiada obra que fará parte da exposição “Tupi or not Tupi” que mostrará ao público espanhol a obra da renomada arquiteta Lina Bo Bardi, autora entre outras obras do projeto do Museu de Arte de São Paulo – o MASP. 
“É usual que os museus emprestem suas obras para agregarem exposições temporárias de outras instituições no país, como no Exterior. Nessas oportunidades, o acervo fica conhecido por pessoas que sensibilizadas poderão viajar para nossa cidade e conhecer todo nosso acervo”, explica a diretora do Museu do Sol, Elizabeth Bergner. 

Empréstimos 
Em 2008, a obra participou da grande exposição em comemoração aos 200 anos do Banco do Brasil intitulada “Brasil, Brasileiro”, passando pelas cidades de São Paulo (Centro Cultural Banco do Brasil), Rio de Janeiro e posteriormente pelo Museu de Belas Artes de Santiago no Chile. Na ocasião, em contrapartida ao empréstimo a obra foi restaurada pelo banco. 
Já no início desse ano, a pintura foi exposta no Museu de Arte de São Paulo (MASP), na exposição “Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência”. Com grande público, a instituição editou catálogo de 285 páginas, no qual entrou duas obras do acervo do Museu do Sol. 

Restauração
Para confirmar e remunerar a cessão da pintura, a Fundación Juan March comprometeu-se a restaurar a importante obra do Museu do Sol “Nossa Senhora de Mini Saia”, 2,00 x 1,46m, do artista brasileiro Waldomiro de Deus. 
“Tais restaurações são fundamentais para manter a qualidade de conservação das obras, lembrando que nosso clima e as condições museológicas não são aquelas desejáveis para a conservação do acervo”, finaliza Bergner. 
Na tarde da última quinta-feira (30), uma empresa especializada em transporte de obras de arte, buscou a pintura que será enviada neste mês para a Espanha – onde ficará exposta até o início de janeiro de 2019.

(A/I Ricardo Faria)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade