Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/04/2009

Obra: Desassoreamento do córrego Santa Leonor entra na fase final

Detalhes Notícia

Quem passa frequentemente pela rua João Antônio Castilho, que ladeia o córrego Santa Leonor, já percebe um maior fluxo de água corrente no local, proporcionado pelas obras de desassoreamento do córrego efetuadas pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). De acordo com o engenheiro civil e assistente técnico do Daep, Amir Gualda Ferlim, os trabalhos já estão na fase final e correspondem ao serviço de dragagem do lago, local de maior concentração de água no córrego.
Para esse serviço, está sendo utilizada a escavadeira mecânica tipo Drag-line, que por meio de um braço mecânico e cabos de aço, consegue retirar grande quantidade de lama do lago. “Com isso conseguimos aprofundar o leito do lago e obter um maior volume de água no local. Em alguns pontos do lago que tinham apenas 50 centímetros de profundidade, com a intervenção da máquina, chegou a dois metros de profundidade”, explicou Ferlim. Na primeira etapa do desassoreamento foi utilizada a escavadeira hidráulica tipo S-9 começando pelo trecho do córrego próximo à rotatória da avenida Alayde Ferraz de Almeida e depois no sentido inverso, do trecho próximo à rodovia Arnaldo Covolan até a região do lago. O córrego será desassoreado em toda a sua extensão no perímetro urbano, perfazendo um total de 754 metros. O engenheiro calcula que o desassoreamento já esteja concluído em até 20 dias, caso a Drag-line não apresente problemas no sistema de freios, devido ao desgaste normal provocado pela utilização constante. Depois de concluído o serviço de desassoreamento, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado vão desenvolver um novo projeto de paisagismo elaborado especialmente para o córrego Santa Leonor. Além disso, a Secretaria Municipal de Obras também irá recuperar a pista de caminhada que foi destruída em alguns pontos pelos equipamentos pesados.

Convênio
O desassoreamento do córrego é uma conquista da Prefeitura de Penápolis, através de convênio firmado entre o Daep e o DAEE (Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica), que fornece a escavadeira mecânica tipo Drag-line, a escavadeira hidráulica tipo S-9 e o operador de maquinário. Em contrapartida, o Daep se responsabiliza pela manutenção do equipamento, combustível e gastos com operador de maquinário. Os serviços também são auxiliados com a escavadeira simples do Daep e dois caminhões da autarquia que transportam a terra removida do córrego para outro local. Secom – PMP

Foto: Escavadeira Drag-line retira grande quantidade de lama do lago formado no córrego Santa Leonor

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade