Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/08/2007

Nutrição: Entidade reforça importância do aleitamento materno

Detalhes Notícia

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Associação Feminina de Proteção à Infância Lactário Dília Ribeiro, reforça entre as mães das crianças atendidas a importância de amamentar o bebê. Como todas elas trabalham e a maioria não pode deixar o serviço para amamentar, poucas crianças são beneficiadas com o leite materno após os seis meses de vida.

A preocupação constante entre as voluntárias da entidade ganhou ações intensificadas esta semana, quando órgãos de toda a cidade se voltaram para a importância desta questão. Com banners e cartazes, o Lactário divulgou os benefícios da amamentação e ofereceu cafés da manhã e da tarde especiais, além de presentes, para as mães que vão até a entidade alimentar seus bebês.

 

Leite

Segundo a ADI (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil) encarregada da entidade, Joana Rosa de Souza Rossi, a criança mais velha que ainda se alimenta com leite materno tem oito meses de vida. “Muitas crianças, quando passam a freqüentar a entidade, já não estão recebendo o leite materno”, comentou ela. Atualmente, apenas sete mães mantém a prática da amamentação. A entidade atende um total de 60 crianças com idade até quatro anos.

“Muitas mães querem que a creche ofereça a papinha com poucos meses de vida”, disse a encarregada, “Nossa luta é para que os bebês possam mamar pelo menos até os seis meses e falamos muito sobre isso nas reuniões com as mães”. Para incentivá-las, a direção da entidade criou um espaço para amamentação, onde a mãe pode alimentar seu bebê com conforto. “Cada uma vem no horário que pode, mas, infelizmente, muitas empresas não liberam a funcionária por alguns minutos para que ela amamente”, revelou Joana. Nestes casos, o incentivo é para que elas ofereçam o leite materno ao menos no período da noite.

É o que acontece com Rosana Ribeiro da Silva, 35, que trabalha como faxineira. Sua filha, Karen Cristina, de 10 meses, fica o dia todo sem o leite materno, mas à noite a mãe não deixa de amamentar. “Faz três meses que ela está no Lactário, mas eu não deixo de amamentar porque, além de ser saudável para ela, é um momento único, onde a sinto perto de mim”, declarou a mãe, que afirmou ainda que pretende dedicar-se à amamentação até que a criança complete dois anos.

 

Semana

Entre os dias 01 e 07 a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Associação Unidos pela Vida e a Santa Casa de Misericórdia, promoveu eventos em função da Semana Mundial do Aleitamento Materno, onde gestantes e futuras mães foram homenageadas. Aconteceu ainda palestra com a médica pediatra Nair Chaves, da cidade de Lins. As mulheres que doam leite para o Banco de Leite da Santa Casa também foram homenageadas com uma confraternização. Além disso, funcionários de postinhos e macros de saúde da cidade aproveitaram a Semana para reforçar a importância da amamentação e desenvolver atividades especiais com a comunidade. (AR)

Vantagens do leite materno para o bebê:

* Protege a criança de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites

* Contribui para o desenvolvimento mental

* É mais fácil de ser digerido

* Estabelece forte ligação emocional entre mãe e bebê

* O ato de mamar melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes

 

Vantagens da amamentação para a mãe:

* Sente-se mais segura e menos ansiosa

* Queima calorias, ajudando-a a recuperar o peso anterior à gestação

* Ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal

* Protege do cancro da mama que surge antes da menopausa

* Protege do cancro do ovário

* Protege da osteoporose e da anemia (deficiência de ferro)

* A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo

* Retarda as menstruações, colaborando com as reservas de ferro

* É prático, dispensa esterilizações

 

Fonte: www.leitematerno.org

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade