Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/04/2008

Novidade: Presidente da FUNEPE lança livro na Semana do Agronegócio

O professor e atual presidente da FUNEPE (Fundação Educacional de Penápolis), Eder Fonzar Granato, lançará amanhã, 14, o livro "Desenvolvimento Sustentável - Garantia de Vida com Qualidade". Na ocasião, será aberta a 1ª Semana do Agronegócio da faculdade. O evento segue até o dia 16, sediado na própria unidade, com exemplares do livro disponíveis a R$ 15,00 cada. Também há exemplares na Sophia Bookstore.

Para o trabalho, o professor reuniu a experiência adquirida em 20 anos nos setores agrícola e sucro-alcooleiro e como docente na área ambiental e de agro-negócio.

Segundo ele, o livro é destinado não só a estudantes e profissionais da área como ao público de forma geral. “A linguagem é simples e os assuntos são abrangentes, passando por vários elementos que visam a conscientização sobre sustentabilidade”, disse, “Até pouco tempo atrás, o desenvolvimento sustentado era assunto debatido somente em ambiente acadêmico, mas hoje está em alta nos mais diversos segmentos, porque todos nós estamos sentindo os problemas causados pela agressão ambiental”, completou.

Ainda conforme o professor, a discussão não deve ser voltada somente a elementos do ecossistema. “Quando falamos em gestão ambiental, precisamos nos referir à equidade social, porque é pela busca do equilíbrio social que envolvemos o tema da sustentabilidade”, comentou. Eder argumentou ainda que este deve ser o caminho para que o Brasil ganhe o respeito do mercado mundial na produção principalmente de alimentos e bioenergia. “Outro grande entrave atual do consumo da nossa bioenergia talvez seja uma falta de garantia de fornecimento, por vários motivos, como a necessidade de cumprimento de várias normas de segurança e da linearidade de entrega desses produtos”, alegou.

 

Temas

Numa ampla abordados dos diversos fatores e segmentos que envolvem a sustentabilidade e o tratamento com o meio ambiente, o livro é dividido em cinco partes: 1. O Paradigma do Desenvolvimento Sustentável; 2. A Educação Ambiental como um Desafio para uma Construção Comportamental Coletiva; 3. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social; 4. Agroecologia e 5. A necessidade de Interação entre Meio Ambiente, Direito e Cidadania.

 

Perfil

Além da graduação em Engenharia Industrial Mecânica, Licenciatura Plena em Matemática, pós-graduação em Didática do Ensino Superior e também em Qualidade Total e Agricultura Empresarial, Éder é mestre em Engenharia Industrial Mecânica pela UNESP de Bauru e mestre em Auditoria e Gestão Ambiental pela Universidade de Lãs Palmas de Gran Canária. Atualmente leciona no curso de Administração e Secretariado executivo da Faculdade Metodista de Birigui, e no curso de Administração da Fundação Educacional de Penápolis. Já ministrou aulas nas universidades Toledo e Unilins e na Faculdade de Tecnologia de Birigui (Fateb) nos cursos de Gestão de Negócios, Gestão Sucro-Alcooleira e Desenho Industrial, respectivamente.

 

Feira

O evento na FUNEPE é aberto ao público e as palestras têm início marcado para as 19h30. Amanhã, "A importância do Planejamento Ambiental para a Cultura da Cana de Açúcar" será o assunto levantado pelo palestrante Prof. Dr. Omar Jorge Sabbag. Na terça-feira, a programação conta com a palestra "Características Morfológicas da Cana de Açúcar e as Mudanças que vêm Ocorrendo", ministrada pela Engª Agrônoma Fernanda Lopes Salvador e, na quarta-feira, 16, "Estratégias de Moagem e Transporte de Cana de Açúcar", tendo como convidado o Engº Agrônomo Eduardo Corbucci. “A instituição está de portas abertas para receber a população, para a qual focamos atualmente a divulgação dos nossos novos cursos, como graduação em Gestão do Agronegócio e o curso técnico em Açúcar e Álcool”, lembrou o presidente da FUNEPE. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade