Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/11/2009

Novembro é mês de mobilização contra a dengue

Desde o início do mês o Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica de Penápolis tem intensificado as ações de combate à dengue na cidade, já que novembro é considerado pelo calendário da Secretaria Estadual de Saúde como um mês de mobilização pela causa. Desta forma, atividades diferenciadas vem sendo executadas junto aos inúmeros segmentos da sociedade penapolense. Segundo informou a funcionária da Vigilância, Lucimari Domingues Oliveira, a campanha de mobilização foi iniciada no último dia 02, feriado de Finados, quando a equipe realizou panfletagem nos cemitérios orientando os munícipes sobre os procedimentos adequados ao depositarem vasos de flores, assim como evitar criadouros em casa também. Nesta tarefa a equipe do serviço contou com o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra 02-027. “A partir daí nós desencadeamos ainda uma série de palestras informativas na rede de ensino da cidade. Além das escolas também participamos de ações juntos a grupos da Terceira Idade e demais cidadãos atendidos por programas sociais como o Renda Cidadã, Ação Jovem, entre outros”, contou Lucimari.

Empresas Parceiras
Ela disse ainda que a Vigilância, em parceria com o Comitê de Mobilização e Combate à Dengue, iniciou nesta semana a vistoria das empresas que aderiram no ano passado ao programa Empresa Parceira no Combate à Dengue, criado para complementar a tarefa de prevenção na cidade. “Através da adesão a este programa no ano passado, algumas empresas se comprometeram a manter seus espaços livres de criadouros do mosquito transmissor da doença, e assim, resguardar a saúde de todos que trabalham no local, além de dar o exemplo da prevenção”, comentou. “Agora, fazendo um ano desse compromisso, que teve monitoria e acompanhamento da prefeitura e do comitê, estamos efetuando as vistorias finais para atestar se as determinadas empresas têm condição de continuar com o certificado de Empresa Parceira no Combate à Dengue”, explicou ela. Ainda sobre este programa, Lucimari informou que a solenidade de entrega dos certificados às empresas que aprovadas está marcada para o dia 02 de dezembro, na Câmara de Vereadores.

Festa de Encerramento
Encerrando a programação de combate à dengue do mês de novembro, acontece no próximo dia 27, “Dia D”, um grande evento no Parque Municipal Maria Chica. A exemplo do ano passado, escolas, entidades e poder público ajudarão a compor uma programação diversificada para todo o dia. “A intenção é chamar a atenção da comunidade em torno da responsabilidade no combate à dengue e esclarecer sobre o risco de uma nova epidemia na cidade”, afirmou a servidora da Vigilância. Durante o dia serão realizadas gincanas, Rua de Lazer, pintura, teatro, danças, sorteios e exposições, entre outras atrações. Para estas realizações a Secretaria de Saúde está contando com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Direção Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude, Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Secretaria Municipal de Cultura. Além da preparação do evento do próximo dia 27, a Vigilância dá prosseguimento constante ao trabalho de prevenção com visitas às residências, retirada de criadouros, aplicação de larvicida e busca ativa de sintomáticos. Secom – PMP

Índice de Breteau é alto na cidade

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis  divulgou nesta semana o fechamento do índice de breteau na cidade referente ao mês de outubro. O índice, que mede a infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, foi considerado alto, chegando a 2,06. O máximo tolerável, preconizado pelo Ministério da Saúde é –1. Para se chegar a este resultado foram avaliados 1.500 imóveis em três áreas diversas, sendo que em todas as unidades onde encontrou-se larvas de mosquito, todas deram positivo para o aedes aegypti após análise. “Este índice é alarmante, pois reflete a falta de consciência das pessoas. Os munícipes não estão cuidando dos seus quintais, já que as larvas foram encontradas nas residências”, comentou a servidora municipal do serviço, Lucimari Domingues. “Isso significa que certamente vão aparecer casos de dengue. Por esta razão orientamos a população para que fique atenta e realize uma busca no seu quintal retirando os materiais que acumulam água. Mas isso tem que ser feito constantemente”. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade