Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/04/2018

Novas motobombas são instaladas na Estação de Captação de Água

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Os novos conjuntos de motobombas trazem mais eficiência na captação de água

Por meio do Programa Eficiência Energética da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu três conjuntos de motobombas para a instalação na Estação de Captação de Água. O investimento é de cerca de R$ 555 mil, com recursos do programa da CPFL.
Os recursos do programa foram investidos na troca de três conjuntos motobombas, dois deles com potência de 200 cavalos e um de 250 cavalos, além da instalação de novos painéis elétricos e inversores de frequência na Estação de Captação de Água. Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, as novas motobombas trazem mais eficiência à captação. 
“O sistema de captação de água de Penápolis trabalhava com três conjuntos motobombas de 150 cavalos, que funcionam simultaneamente captando água do Ribeirão Lajeado. Em condições normais de operação, o sistema capta na ordem de 321 litros/segundos. Tais bombas antigas foram instaladas há 20 anos”, explicou.
“O investimento permitirá a mesma produção de água atual, mas com redução da conta de energia elétrica e assim, redução dos custos operacionais. Os novos equipamentos proporcionarão uma redução nas horas de funcionamento e a desativação do sistema no horário de pico de consumo de energia elétrica”, destacou Batata.
O diretor de Saneamento e Meio Ambiente do Daep, Fabrício Aparecido Damazo, acrescentou que a troca dos equipamentos atenderá o crescimento da cidade. “A instalação de inversores de frequência permitirá que os operadores de bombas otimizem o bombeamento usando a variação de rotação das bombas”, afirmou o diretor.
Esta melhoria foi conquistada a fundo não reembolsável através de uma chamada publica de eficiência energética promovida pela CPFL em 2016. No decorrer deste período, foi feito um diagnóstico em cooperação técnica entre a empresa Megaenergia Engenharia e Consultoria Energética Ltda e o Daep.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade