Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/06/2008

Novas Educadoras Infantis participam de treinamento

A Secretaria Municipal de Educação, através do Serviço de creche, desenvolveu durante essa semana um amplo treinamento com as novas Educadoras Infantis contratadas para trabalharem nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais), antigas creches municipais. De acordo com as coordenadoras pedagógicas, que ministraram o treinamento, as educadoras participaram de um extenso cronograma de atividades práticas que vão auxiliar no dia-a-dia da unidade, já que elas iniciam o trabalho junto às crianças na próxima segunda-feira, 23 de junho.
“Durante o treinamento, as próprias educadoras participaram das atividades que foram sugeridas para fazer com as crianças nas unidades. Colocando-se no lugar dos alunos, elas puderam vivenciar as situações e a partir daí, aprenderam como lidar com as reações da criança quando ela perde o jogo ou se recusa a seguir as regras, tentando levar vantagem”, explicou a coordenadora pedagógica Maria Teresa Alves Viana Monteiro. Com a utilização de materiais simples como jornais, sucatas, tintas, livros, dentre outros, foram desenvolvidas atividades que estimulam a coordenação motora, leitura, esquema corporal, oralidade, musicalidade. “Vale ressaltar que cada exercício proposto está relacionado à faixa etária das crianças que a educadora infantil vai trabalhar”, comentou a coordenadora Maribel Almeida Oliveira Ribeiro.
Já a coordenadora Delaine Latorre dos Santos Belo, lembrou que as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e foram transformadas em unidades educacionais. “E para isso, as educadoras infantis tiveram que passar por esse treinamento para aprender que educar e cuidar têm que acontecer junto”, enfatizou.

Palestra
Como encerramento dessa semana de capacitação, as educadoras tiveram na sexta-feira, 20, uma palestra com a psicóloga Inês Peters, que é facilitadora do Redins. O tema da palestra foi “Fases do desenvolvimento da criança”. Além das educadoras infantis dos Ceims, também participaram do treinamento as profissionais de educação que atuam nas seguintes entidades: Casa Anjo da Guarda, Creche Auta de Souza, Lactário Dília Ribeiro e Fundação Nely Jorge Colnaghi. Conforme explica a chefe de serviço de creche, Leonila de Aguiar Torrezan, a Secretaria de Educação vem realizando esses treinamentos com freqüência para as educadoras com o objetivo de capacitar as profissionais de educação, melhorando a qualidade de ensino no município. Secom – PMP

Foto: As próprias educadoras experimentaram as atividades de coordenação motora, equilíbrio e agilidade que serão realizadas com as crianças

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade