Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/08/2014

Nova etapa do 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos começa amanhã

Na próxima quarta-feira, 06, tem início a nova etapa do 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos do município, realizada pela Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O evento é gratuito e faz parte da elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos da cidade.
As reuniões estão abertas a toda comunidade e prosseguem até sexta-feira, dia 08. Nessa segunda etapa, estão programados encontros abordando os diversos tipos de resíduos sólidos. Cada reunião tem um público alvo, ou seja, aquele público gerador do resíduo e que também é responsável em descartá-lo. 
Empresas que alugam caçambas estacionárias, carroceiros, construtoras e autônomos, clínicas médicas, hospitais, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, funerárias, postos de saúde, clínicas de estética e farmácias, são alguns dos exemplos de geradoras de resíduos sólidos que devem participar das reuniões. 
Conforme explicou a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, na primeira etapa, realizada no mês de maio, foi efetuado um diagnóstico dos resíduos sólidos no município, com a participação popular. 
“E nesta nova etapa, convidamos novamente a comunidade pois é ela a principal interessada e quem conhece melhor a realidade do nosso município”, comentou Sílvia Shinkai.

Plano 
O 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos acontece em conformidade com a Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa Lei preconiza que a construção dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos se dê mediante processo de mobilização e participação da população. 
O Daep contratou, via licitação pública, a empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultorias para elaborar o Plano de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos no município. “Essas discussões com a população serão traduzidas em uma lei municipal por essa empresa que tem a capacidade técnica em legislação na área ambiental”, explica a presidente do Daep, Sílvia Shinkai.
“Por isso, esperamos a participação de todos os segmentos da comunidade para definirmos juntos a responsabilidade de cada setor e a melhor forma de regulamentar o descarte adequado dos resíduos e colocarmos em prática a nossa logística reversa”, concluiu Sílvia. 

Confira o cronograma das reuniões no jornal impresso.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade