Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/05/2015

Nota informativa da APAP

A APAP é uma entidade particular, formada por voluntários, que atua na cidade de Penápolis de forma a complementar o trabalho da prefeitura no que diz respeito à proteção animal. Não é, portanto, um órgão governamental, sendo que a renda desta associação provém majoritariamente da contribuição mensal de uma pequena parcela da população que se compadece com a causa. O valor arrecadado mensalmente é utilizado no pagamento de funcionários, impostos, veterinários, exames laboritoriais, produtos de limpeza, medicamentos, itens farmacêuticos, manutenção da sede, entre outros. Mesmo com a estrutura precária de nossa sede, possuímos sob nossa tutela 46 cães, adultos e filhotes e mais de100 gatos. Estes animais estão distribuídos em 16 baias e 11 gaiolas, sendo que precisam ser separados conforme a idade, estado de saúde e sexo, quando ainda não são castrados. Seria de extrema irresponsabilidade misturar um animal desconhecido junto aos animais já abrigados, isso coloca em risco a saúde de ambos. Portanto, para realizar novos recolhimentos é essencial que haja uma baia disponível onde esse animal possa ficar durante um período de observação e tratamento. A associação não é um depósito de animais, portanto jamais iremos recolher animais de forma desenfreada. Prezamos primeiramente pelo bem estar dos nossos animais. A quantidade de animais nas ruas é imensamente maior à nossa capacidade física, por isso os recolhimentos são feitos conforme prioridade, tal como: magreza extrema, sangramento intenso, debilidade acentuada, animais recém-nascidos, maus tratos e casos semelhantes. Infelizmente, a quantidade de animais que recolhemos é superior às adoções, portanto raramente temos baias vagas e precisamos pedir por Lar Provisório, o que dificilmente conseguimos. No caso de animais saudáveis, a única ajuda que podemos oferecer é tentando encontrar alguém que o adote pela nossa página no Facebook. Somente no ano de 2015 até a presente data, foram efetuados os recolhimentos de 57 cães e 48 gatos. Grande parte desses recolhimentos estão documentados em nossa página do Facebook. Nesse mesmo períodos tivemo cerca de 30 adoções de cães e gatos. Ou seja, o número de animais abrigados apenas cresce.
A reponsabilidade de cuidar dos animais indefesos é de todos os cidadãos. Enquanto a população não tiver a consciência de que deve castrar seus animais, que é responsável por eles durante toda sua vida e que abandono e maus-tratos são crimes, o trabalho de proteção animal sempre vai ser insuficiente e sempre haverá animais sofrendo nas ruas. É necessário que cada um faça a sua parte. É de extrema mesquinhez e desonestidade criticar o trabalho de uma entidade sem conhecer sua realidade e sem se movimentar para ajudar na causa. Voluntários abdicam de suas vidas pessoais para se dedicarem à esse trabalho, portanto é necessário desconstruir o pensamento hegemônico de que temos a obrigação de recolher todos os animais das ruas. Fazemos o possível e o impossível por esses cães e gatos abandonados, porém muitas vezes aqueles que pedem ajuda apenas querem que tiremos os animais de sua vista, nem que seja para que ele continue sofrendo em outro lugar. Aqueles que pedem ajuda raramente se oferecem para custear os gastos que teremos com aquele recolhimento. 
Com isso, convidamos a todos a refletirem sobre o que estão fazendo para ajudar os animais. Transferir a responsabilidade para protetores ou associações não basta. Para mais informações sobre o nosso trabalho, nossas portas estão abertas para visitas Sextas, Sábados e Domingos, das 14:30 às 16:30, na Rua Altino Vaz de Melo, 2855. Ou entre em contato pela nossa página facebook.com/APAPenapolis. Venha conhecer nossos animais, nosso trabalho e nossas dificuldades. 
Seja um voluntário. Juntos somos fortes!

Diretoria Voluntária da APAP - Associação de Proteção dos Animais de Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade