Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/11/2018

Nostalgia: Flashback ganha força com surgimento de grupos de dança

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Grupo de dança Street Boy’s participa da final de competição em Araçatuba no próximo dia 08

DA REPORTAGEM

Quem é ligado no mundo da dança e da música já deve ter percebido que o flashback é um estilo que tem ganhado muita força entre os eventos de grande popularidade e os grupos de amigos, que passaram a se reunir para relembrar a época das discotecas e praticar os famosos “paços” muito característicos. 
Em Penápolis não tem sido diferente. Muitos eventos têm surgido para relembrar a época do famoso Clube Corinthians de Penápolis. Muitos destes são realizados em clubes e até mesmo em praça pública, o que tem atraído grande número de pessoas que desejam relembrar a época e até mesmo aprender o estilo de dança. Em um destes promovido na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, por exemplo, um vídeo lançado em uma rede social e que mostra a dança praticada por diversas pessoas já atingiu quase 11 milhões de visualizações.
Foi justamente com o crescimento do movimento flashback que começaram a surgir grupos de amigos que começaram a se reunir como um grupo de dança, como o grupo Street Boy’s. O grupo levou a sério o movimento e passou competir em torneios realizados com o estilo de dança. Segundo o membro do grupo Ricardo de Almeida Rodrigues, a ideia de reunir os amigos surgiu em 2016 pois decidiram participar de uma competição de dança na cidade de Birigui. Logo na primeira competição o grupo conseguiu destaque e alcançou a segunda colocação.
Misturando a dança de rua com o flashback, os amigos passaram a participar de diversas apresentações e competições pela região. “Tudo começou como uma forma de diversão. Amigos que gostam do flashback e do estilo de dança se reuniram para algo saudável e, diante disso começamos a alcançar destaque e receber convites para apresentações e competições pela região, o que nos deixou muito contentes, pois, além do prestígio de nosso grupo, percebemos a valorização que o flashback passou a ter de uns tempos para cá”, destacou.
A necessidade de ensaios e aperfeiçoamento do grupo fez com que eles passassem a se encontrar em mais dias da semana para os ensaios, se reunindo no CEU das Artes, na Vila Aparecida, onde demonstram a dança e a ensinam a todos os que querem reviver e aprender mais sobre o estilo. 
O grupo se reúne às terças, quintas, sextas-feiras e aos sábados, sempre a partir das 18h00. Para o integrante do grupo, Silvio Luiz Fernandes, o flashback tem se tornado algo para toda a família. “Quando participamos de eventos na praça, por exemplo, ficamos muito felizes em ver a quantidade de pessoas que participam conosco. Não estamos falando somente daqueles que viveram a época do antigo Corinthians, mas de famílias inteiras que buscam diversão e descontração. O flashback tem que ser visto desta forma, como algo saudável e para a família, desde as crianças aos mais velhos”, afirmou. 

Competição
Recentemente o grupo Street Boy’s tem se dedicado a uma importante competição que está acontecendo na cidade de Araçatuba. O Torneio de Dança São Vicente e promovido pelo Lar São Vice6nte naquela cidade e visa arrecadar fundos para o asilo. O evento se tornou de grande importância e passou a reunir grupos de danças de diversas cidades da região.
No próximo dia 8 de dezembro acontece a grande final do torneio e contará com a participação de três grupos, sendo três de Penápolis – o Street Boy’s e o Família Flashback – e um grupo da cidade de Birigui. “Estamos nos preparando muito para esta final com ensaios. Se trata de uma importante competição regional e que tem difundido o flashback de forma muito gratificante para nós. Mais importante que a competição, é ver o valor que a dança de rua e o flashback têm ganhado”, ressaltou Ricardo.
O grupo quer levar ainda pessoas da cidade para que prestigiem a grande final do torneio. Para isso, grupos de ônibus estão sendo montados para o dia do evento para levar os interessados, que podem procurar o grupo no CEU das Artes nos dias de ensaios. 
De acordo com Ricardo, o apoio que a cidade tem promovido ao flashback é fundamental para a difusão do estilo de dança. “Temos muito que agradecer à Secretaria de Cultura, através do secretário Luiz Carlos Colevatti, pelo apoio prestado ao flashback e ao nosso grupo, nos cedendo espaço para ensaios e a divulgação do nosso trabalho. Agradecemos a todos os envolvidos, como o vereador Júlio Caetano, que sempre nos apoiou e não mede esforços para nos ajudar a levar algo tão bom, como a dança, para as pessoas, oferecendo cultura e saúde a todos”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade