Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/10/2016

Nossa Senhora Aparecida: Penápolis terá festa de fé e visita de imagem peregrina

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Celebração a Nossa Senhora Aparecida é um dos eventos católicos que atrai mais gente durante todo o ano em Penápolis

DA REPORTAGEM

Centenas de pessoas são esperadas amanhã (12) na comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Vila Aparecida, durante as comemorações em homenagem à Santa Padroeira do Brasil. Assim como em igrejas de todo o país que levam o nome da santa, Penápolis também terá suas tradicionais comemorações. Diversas atividades já haviam sido realizadas na comunidade durante esta semana em preparação às festividades. Penápolis voltará a ser destaque por receber novamente a Imagem Peregrina dos 300 anos de descoberta da imagem original através de uma visita oficial por meio do Santuário Nacional.
O feriado nacional começa bem cedo para os católicos penapolenses devotos da santa. Às 05h50 está prevista a concentração e início da carreata – que todos os anos atrai diversas pessoas em um “buzinasso” pela cidade. A carreata sairá de frente à igreja do bairro com a imagem da Santa, que percorrerá as ruas da cidade sob um barco, lembrando o momento em que fora encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá. No fim da carreata, prevista para as 12h00, de volta à igreja, será realizado o Santo Terço Mariano com toda comunidade. Uma celebração organizada por crianças também deve marcar o dia na comunidade, iniciando às 09h00.
Dentre as atividades religiosas está programada ainda a tradicional procissão e missa campal. A procissão começa às 18h30 defronte ao Santuário de São Francisco de Assis, terminando na frente da Igreja da Vila Aparecida, onde na sequência se inicia a missa campal.
De acordo com a presidente da comunidade, Léia Aparecida Tomaz, a expectativa é de que centenas de pessoas participem durante todo o dia de amanhã das festividades e celebrações. “O evento é tradicional em Penápolis, principalmente por se tratar de homenagens à padroeira do Brasil e à popularidade que Nossa Senhora possui entre as pessoas. Por isso, sempre preparamos uma festa com muito carinho para a população, para que todos participem deste momento de fé”, comentou.
A missa campal celebrada já durante a noite está prevista também sua tradicional queima de fogos em seu encerramento. “Tenho certeza que será uma festa muito bonita e que está sendo aguardada por muitas pessoas. Reforço o convite para que as comunidades participem deste momento de fé e devoção à nossa padroeira”, ressaltou.

Imagem Peregrina
O que está sendo muito aguardada pela comunidade católica é a vinda da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A imagem é a mesma que passou por Penápolis em julho do ano passado e a visita acontece de forma oficial através do Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), que recebe milhões de fiéis todos os anos. A imagem acompanhará a procissão realizada no fim da tarde e também a missa campal em frente à igreja. Por se tratar de uma visita oficial, a segurança também será reforçada com a presença de policiais militares e de atiradores do Tiro de Guerra de Penápolis. A imagem não se trata da original encontrada pelos pescadores, já que esta imagem nunca sai do Santuário Nacional, mas de uma réplica que percorre todo o Brasil como parte das comemorações oficiais dos 300 anos de descoberta da imagem.

Histórico
De acordo com os registros do Santuário Nacional de Aparecida, no ano de 1717 três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram para pescar, numa época escassa de peixe. Chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por ter aparecido assim, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930), e seu Santuário declarado de âmbito nacional (1984), pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Hoje o Santuário é um grande centro evangelizador sob responsabilidade apostólico dos Missionários Redentoristas, desde 1894 responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior.
O Santuário Nacional acolhe mais de 11 milhões de visitantes, anualmente. Três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007 , e papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade