Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/10/2018

Nossa S. Aparecida: Padroeira do Brasil também é celebrada em Penápolis

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Fé em Nossa Senhora Aparecida também é demonstrada por católicos em Penápolis

DA REPORTAGEM

Centenas de pessoas são esperadas amanhã (12) na comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Vila Aparecida, durante as comemorações em homenagem à Santa Padroeira do Brasil. A data é considerado feriado nacional e comemora a descoberta da imagem por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá há mais de 300 anos. Assim como em igrejas de todo o país dedicados a ela, Penápolis também terá suas comemorações. Diversas atividades já haviam sido realizadas na comunidade esta semana em preparação às festividades.
O feriado nacional começa bem cedo para os devotos penapolenses. Às 05h40 está prevista a concentração e início da carreata – que todos os anos atrai diversas pessoas em um “buzinasso” pela cidade. Ela sairá de frente à igreja do bairro com a imagem, que percorrerá as ruas da cidade sob um barco, lembrando o momento em que fora encontrada por pescadores. No fim da carreata, prevista para as 12h30, de volta à igreja, será realizado o Santo Terço Mariano.
Antes, às 9h30 será celebrada missa especial com as crianças das comunidades da cidade e ainda a Coroação de Nossa Senhora Aparecida.
Ainda para amanhã, dentre as atividades religiosas está programada a tradicional procissão e missa campal. A procissão tem início às 18h00 defronte ao Santuário de São Francisco de Assis. Os fiéis percorrerão a avenida Luis Osório até chegarem à Igreja da Vila Aparecida, onde será realizada a missa campal. A expectativa dos organizadores é que milhares pessoas participem dos eventos neste dia, mantendo a tradição que é mentida por anos na cidade.  

Festa
Com o intuito de ajudar a manter os trabalhos promovidos pela Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Penápolis, a comunidade promoverá ainda neste feriado e final de semana uma festa com assados e bebidas.
A parte festiva terá início amanhã (12) com um almoço a partir das 12h30. Serão vendidos assados e bebidas, enquanto a salada e o arroz serão servidos de forma gratuita para os participantes.
Já para o sábado (13) está prevista a tradicional quermesse da comunidade, a partir das 19h30. Haverá ainda frango assado em forno a lenha e bebidas em geral. A comunidade pede aos participantes que levem pratos e talheres. 

Histórico
De acordo com os registros do Santuário Nacional de Aparecida, no ano de 1717 três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram para pescar, numa época escassa de peixe. Chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. Por ter aparecido assim, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930), e seu Santuário declarado de âmbito nacional (1984), pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Hoje o Santuário é um grande centro evangelizador sob responsabilidade apostólica dos Missionários Redentoristas, desde 1894 responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior. 
O Santuário Nacional acolhe mais de 12 milhões de visitantes, anualmente. Três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-Americana e do Caribe em maio de 2007, e papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade