Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/01/2016

No verão, mosquito Aedes Aegypti se desenvolve em apenas 4 dias

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Em apenas 4 dias, o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti é completado

Pesquisas apontam que normalmente, o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti é de 8 a 15 dias, quando ele passa pelas fases de ovo, larva, pupa (casulo) e mosquito alado (com asas). Entretanto, nesta época do ano de verão, caracterizada pelas altas temperaturas e muita chuva, o tempo de desenvolvimento do mosquito é bem mais acelerado, precisando apenas de 4 dias.
Para a encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Lucimari Domingues Oliveira, a rapidez com que o mosquito se desenvolve é outra situação preocupante, já que em poucos dias, o ovo se transforma em mosquito que transmite a dengue.
E não é só isso. Segundo explicou Lucimari Oliveira, cada mosquito fêmea pode colocar até 200 ovos durante sua vida; sendo que ele vive em média de 30 a 45 dias.
Não bastasse essa grande quantidade de ovos colocados pelo mosquito fêmea do Aedes Aegypti, esses ovos podem durar mais de um ano em estado latente e se transforma em larva em apenas meia hora de contato com a água.
“A fêmea coloca os ovos em um local seco, mas com umidade, o que chamamos de criadouro. O ovo pode ficar por mais de um ano nesse lugar. Mas assim que entra em contato com a água, em apenas meia hora ele vira larva. E depois de larva vira pupa (casulo) e em seguida o mosquito alado que transmite a dengue. Todo esse processo pode ocorrer em apenas 4 dias”, finalizou.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade