Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/01/2015

No próximo sábado tem vacinação contra raiva na UBS Sílvia Covas

Os moradores do bairro Sílvia Covas que ainda não vacinaram seus animais de estimação terão mais uma oportunidade para fazê-lo no próximo sábado, dia 10. A vacina antirrábica, que protege cães e gatos contra a raiva, estará disponível na Unidade Básica de Saúde do bairro das 7h às 17h. A vacinação será reforçada, pois o Centro de Controle de Zoonoses recolheu recentemente um morcego contaminado com o vírus da raiva em um imóvel no bairro. 
A raiva é uma doença grave que causa um quadro de encefalomielite aguda e fatal, podendo acometer todos os mamíferos. A principal via de transmissão da doença é o contato com a saliva contaminada de um animal doente. Nos cães e gatos a doença pode causar alterações de comportamento, agressividade, salivação e morte.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, é muito importante que a população informe ao encontrar morcegos caídos no quintal. O morcego tem hábito noturno ou crepuscular, ou seja, saem ou voam ao entardecer ou à noite para se alimentar. Quando são vistos rastejando, voando ou tentando se alimentar durante o dia, é sinal de que está com alguma doença, inclusive infectado pelo vírus da raiva.
Em qualquer uma das hipóteses, a orientação é que as pessoas não entrem em contato com o animal. O correto é isolá-lo com uma caixa ou um pano pesado e chamar o agente de endemia do Centro de Zoonoses para recolher o mamífero. 
Se morcego estiver morto, pode ser recolhido com o auxílio de uma vassoura e pá. Em casos de contato com o animal, é preciso procurar com urgência uma unidade de saúde. 
Para solicitar o recolhimento do animal, o telefone de contato da Vigilância Epidemiológica é 3652.7802 ou 3652.5593, com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade