Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/11/2012

No cinema: Olívia Zanetti é uma das protagonistas de documentário

Divulgação
Detalhes Notícia
Olívia ao centro com os demais vestibulandos que protagonizaram o documentário “Virando Bicho”

DA REPORTAGEM

 

A penapolense Olívia Silva Zanetti, 20 anos, é uma das protagonistas do filme documentário "Virando Bicho", que fala sobre o sistema de ingresso dos jovens brasileiros nas Universidades. Com uma visão bem humorada e realista o filme acompanha a vida de seis jovens que estão se preparando para os diversos exames que antecedem o ingresso nas Universidades. Olívia, que há três anos foi morar em São Paulo para fazer um curso pré-vestibular para medicina, foi escolhida para o filme depois de ter sua história conhecida pelos produtores, já que se tratava de uma menina do interior que havia ido para a capital em busca de novas oportunidades. Ela é filha dos penapolenses Djalma Zanetti e Wilma Ribeiro Zanetti e irmã de Rodolfo Zanetti, que também saiu de Penápolis para cursar uma faculdade na capital paulista, permanecendo na cidade devido ao trabalho. Olívia estudou em escolas particulares em Penápolis, tendo passado pelo colégio Oceu e Anglo e revelou que a opção de buscar um curso pré-vestibular fora da cidade foi definida após avaliar que a capital poderia lhe oferecer melhores oportunidades. "Sempre quis fazer medicina em uma universidade pública e o curso sempre foi um dos mais concorridos do Brasil, então decidi que para meu melhor rendimento deveria pra São Paulo, que possui cursinhos mais específicos, além de oferecer uma vasta opção de estudos", explicou. Foi na sala de aula que Olívia conheceu os produtores do documentário, que após longas conversas, se interessaram por sua história e assim como os demais "bichos" – expressão conhecida entre os jovens que ingressam na faculdade – teve sua rotina de estudos contada nas "telonas". As gravações que duraram aproximadamente um ano foram realizadas entre 2010 e 2011. Olívia contou que no início se entusiasmou com a ideia, mas que com o tempo também teve receios. "Fiquei feliz e ao mesmo tempo com medo de que isso se tornasse algo que pudesse mostrar minhas falhas, mas depois de muito pensar notei que seria muito bom pra mim, afinal, além de ser um registro desta fase da minha vida, mostra para as demais pessoas que o vestibular é assim, você pode falhar um dia e vencer no outro", disse.

 

Gravações

As gravações do filme foram feitas durante o acompanhamento da rotina real da jovem, desde as salas de aula e os livros lidos, até sua vida dentro do pensionato onde vive, dividindo o quarto com uma colega e convivendo com mais 25 meninas. "O filme mostra em 99% como eu sou, como estou fazendo meus vestibulares, apenas alguns detalhes é que eram improvisados, por isso, tanto minha participação quanto dos demais vestibulandos foi bastante natural e fácil de ser gravado, pois agíamos como nós mesmos", explicou. Seus pais também participaram do filme em cenas quando a visitavam. "Meus pais sempre estiveram ao meu lado, me dando todo o apoio necessário. Quando contei sobre o filme eles também gostaram da ideia, me motivando abraçar o projeto, sem deixar de me preocupar com os estudos", ressaltou. Segundo Olívia, todo este processo serviu como amadurecimento pessoal.

"Quando vejo as cenas do filme relembro todo este processo que passei e quanto amadureci. Hoje meus planos são outros e minha dedicação profissional muito maior", revelou.

 

Carreira

Infelizmente Olívia ainda não conseguiu passar no vestibular, o que também é retratado no filme, mas a jovem diz que busca seu sonho de fazer a faculdade de medicina. Sua agenda de vestibulares está cheia com provas marcadas até próximo ao Natal. Neste fim de semana ela prestaria o vestibular da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo). "Quero realizar meu sonho da medicina e poder atuar em Penápolis. Tenho muito orgulho da minha cidade e de tudo o que ela me proporcionou, além de amigos e familiares. A população é generosa, o que me deixa muito feliz e com a vontade de poder ajudar as pessoas da minha cidade", finalizou. O filme "Virando Bicho" está em cartaz em cinemas de São Paulo e outras capitais, não há previsão de quando será exibido em Penápolis. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade