Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/04/2011

Neste ano vacinação contra gripe atinge idosos, gestantes e bebês

O Ministério da Saúde anunciou para este ano de 2011 a ampliação da população coberta pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) do Sistema Único de Saúde. A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, que são atendidos desde 1999, serão imunizadas também as crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), conhecido popularmente como “gripe suína”.
 A 13ª Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país. No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, para estimular a ida da população aos pontos de imunização.
Em Penápolis o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já está se organizando para atender a comunidade. De acordo com o enfermeiro Alexandre Pereira Almeida, a vacina será ministrada em todas as unidades de saúde, tanto Macros como Unidades Básicas, gratuitamente.
“É bom lembrar à população o risco de complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão. Por isso é essencial que este público alvo da campanha procure a imunização através da vacina oferecida”, alertou.
“A vacina é segura para todos. Não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, garantiu Alexandre.
Ele lembrou ainda que o Ministério da Saúde afirma ser impossível pegar gripe pela vacina, como algumas pessoas costumam afirmar, já que o vírus usado nesta vacina é inativado. Na população com mais de 60, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vem contribuindo, ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de causar um impacto considerável na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Crianças
Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.
 
Secom – PMP

* Fonte das informações: Ministério da Saúde 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade