Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2022

Núcleo de Empreendedorismo da Funepe realiza projetos de sucesso

DA REDAÇÃO

O Núcleo de Empreendedorismo da FAFIPE/FUNEPE foi instituído com o objetivo de oferecer oportunidades de atividades práticas para que os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Agronômica possam desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos. Segundo o Diretor do Centro de Ciências Exatas, Tecnologias e Negócios (CCETN), o professor Me. Clayr Peron, o Núcleo de Empreendedorismo destaca-se pela importância das atividades práticas na formação dos discentes e pela contribuição dada à sociedade por meio de projetos voltados ao apoio das empresas locais e à comunidade em geral. “Em 2019, o Núcleo iniciou suas atividades com o projeto de pesquisa para o setor de vedação. Os alunos desenvolveram um questionário para identificar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças do setor. A pesquisa contou com a participação de doze empresários e possibilitou o levantamento de importantes informações do segmento”, informa o diretor do CCETN.
Paralelamente, o Núcleo também desenvolveu, no mesmo ano, um projeto de apoio aos empresários da Incubadora em parceria com a Prefeitura Municipal de Penápolis. Foi aplicada uma pesquisa com os empresários da Incubadora para identificar as suas principais necessidades e, após a tabulação dos dados, foram ofertados treinamentos aos empresários, desenvolvidos pelos alunos e com a participação de docentes, nas áreas de finanças, gestão de pessoas e atendimento. No ano de 2020, as atividades do Núcleo de Empreendedorismo foram suspensas devido ao período mais intenso de pandemia da Covid-19. As atividades foram retomadas, no segundo semestre de 2021, com uma nova pesquisa para verificar os resultados proporcionados pelos treinamentos realizados em 2019 e para identificar as necessidades atuais dos empresários que participaram da pesquisa anterior, bem como dos novos empresários que passaram a integrar o Projeto Incubadora de Penápolis. 
“Após a aplicação da pesquisa e tabulação dos dados, foi iniciado, no primeiro semestre de 2022, um novo período de treinamentos e palestras para aperfeiçoamento das carências identificadas. No último dia 04 de maio, oferecemos a palestra sobre fluxo de caixa realizada pelo SEBRAE e contou com a participação dos empresários da Incubadora e dos alunos da FUNEPE”, conta Clayr. O Núcleo conta com a parceria do SEBRAE que prevê, além de palestras e treinamentos, a criação de um espaço virtual para proporcionar aos alunos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Agronômica treinamentos em diversas áreas de gestão e negócios. A parceria também conta com a participação da FUNEPE/FAFIPE em diversos programas do SEBRAE como o Movimento Voti Valley e o StartU. “Esses programas têm como finalidade promover a inovação, bem como acelerar e apoiar o desenvolvimento de startups”, indica Clayr sobre os diferenciais dos projetos.
O Núcleo de Empreendedorismo também contempla o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF). Em outubro de 2021, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a FUNEPE/FAFIPE e a Receita Federal, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo da comunidade. Para tanto, os alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis receberão treinamentos e participarão de grupos de estudo. Somente duas instituições de ensino na região têm esse Termo de Cooperação Técnica assinado com a Receita Federal, sendo uma delas a FUNEPE/FAFIPE. Essa é mais uma conquista da instituição que tem por objetivo sempre oferecer a melhor qualificação aos seus alunos por meio de atividades práticas e extensionistas. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade