Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/05/2022

Núcleo de empreendedorismo da Funepe impulsiona negócios locais

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Na foto, professores da FAFIPE/FUNEPE, da esquerda para direita, Juliene Leoni, Vitor Martins (Sebrae), Clayr Peron, Rachel Tonhati e Fernanda Crivellaro

DA REDAÇÃO

Criado em 2019, o Núcleo de Empreendedorismo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE) mantida pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE) é um projeto que visa, por meio de pesquisas sobre as necessidades de mercado de Penápolis e região, levar apoio a empreendedores através de conteúdo e conhecimento. O projeto nasceu dentro do Centro de Ciências Exatas, Tecnologia e Negócios (CCETN), diretoria responsável pela gestão dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Agronômica da faculdade. Os cursos, atualmente, contam com a coordenação de Juliene Leoni (Administração), Fernanda Crivellaro (Ciências Contábeis), Rachel Tonhati (Engenharia Agronômica) e Clayr Peron, como diretor do CCETN.
A coordenadora Fernanda, do curso de Contábeis da FAFIPE/FUNEPE, participa do Núcleo de Empreendedorismo (NE), desde o início do projeto. Segundo ela, através de estudos e pesquisas, a equipe do NE levanta as necessidades das empresas, verifica as principais demandas e a partir daí estrutura atividades a fim de proporcionar soluções aos empresários.
A primeira ação de 2022 do Núcleo foi junto à incubadora de empresas de Penápolis. A partir de pesquisas e estudos feitos em 2021 com os empresários que ali atuavam foi possível levantar as demandas do grupo, estruturar treinamentos e ferramentas a fim de proporcionar facilidades e soluções às empresas. “Dentro do NE hoje nós temos três vertentes: gestão, contábil e agronegócio. Através dessas vertentes realizamos uma parceria com o Sebrae, para auxiliar nos trabalhos, pois cada uma dessas vertentes identifica demandas e estrutura treinamentos que vão auxiliar os empresários de acordo com as necessidades apuradas”.
De acordo com Fernanda, a atuação da vertente contábil possui vínculo com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que é um órgão dentro da Receita Federal. “O NAF é responsável por entender, apurar e coordenar as demandas contábeis e financeiras das empresas e a partir destes dados, criar treinamentos e palestras com temáticas de solução”. A professora ainda conta que o Sebrae é um parceiro fundamental nessa jornada pois auxilia no processo de passar conhecimento aos empresários envolvidos no projeto.
O segredo do projeto está nas parcerias e no interesse da instituição em vivenciar a realidade de mercado proporcionando benefícios para todos os envolvidos, através da educação e conhecimento especializado. “Estudamos a realidade, utilizamos conceitos teóricos que a gente ensina na faculdade e fazemos a junção de tudo isso. A ideia é fazer com o que os alunos da FUNEPE consigam entender um pouquinho mais do conhecimento técnico que as empresas precisam e que possam ter acesso a vivência real da área de atuação do contador”, finaliza a coordenadora.
Os eventos e palestras do Núcleo de Empreendedorismo acontecem durante todo o semestre letivo da faculdade e são abertos para todo o público. A entrada é gratuita e a divulgação acontece nas redes sociais da FUNEPE, Instagram e Facebook. 

(Com A/I Funepe)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade