Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/12/2018

Natal solidário: Voluntários garantem presentes para crianças do Lactário

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Crianças receberam presentes doados por voluntários e com a presença do Papai Noel

DA REPORTAGEM

As 100 crianças do Lactário Dília Ribeiro tiveram nesta semana uma grande festa para comemorar o Natal. Além da presença do bom velhinho, elas ainda foram presenteadas através da ação voluntária de “padrinhos” que as adotam nesta época do ano para doar presentes. Essa campanha acontece através do envio de cartões natalinos para aquelas pessoas que desejam participar do projeto e se tornou uma grande tradição com envolvimento de voluntários. Na oportunidade, as crianças ainda ganharam um passeio de trenzinho pela cidade.
A ação promovida pela entidade que cuida de crianças é mantida pelas voluntárias Cristina Delboni e Neuza Costa. Os presentes são doados por padrinhos que, engajados na causa, fazem suas doações através da adoção de cartões natalinos que são entregues aos padrinhos e que possuem o nome e idade da respectiva criança. “Graças a eles conseguimos presentear todas, fazendo com que o Natal delas seja mais especial, pois infelizmente, nem toda família possui renda suficiente para comprar um presente, assim são ajudadas por estes padrinhos”, comentou Cristina.
A entrega ocorreu na entidade e contou com a participação de um pai de aluno voluntário vestido de Papai Noel, tornando à tarde mais animada. “Ele animou muitos as crianças, e ficamos felizes, afinal esta festa desperta o espírito do Natal nelas, que se divertem com a visita do bom velhinho”, ressaltou. As crianças também receberam guloseimas como parte da festa.
Para Cristina, a alegria das é contagiante com a chegada do Papai Noel a distribuição dos presentes. “Elas ficam muito felizes com a festa que é preparada. Ter a presença do Papai Noel é um momento mágico para elas e isso se reflete em seus sorrisos, que nos contagia e emociona”, destacou.
Da mesma emoção também é tomada a professora Neuza Costa. É ela quem se envolve na confecção e desenho dos cartões distribuídos e ver o material se transformar em lindos presentes é motivo de orgulho. “Todo ano passamos meses pensando na confecção dos cartões, quais cores serão usadas, os desenhos e todo o contexto para depois serem enviadas aos padrinhos. Ver isso tudo se transformar em presentes através da ação voluntária destes padrinhos também é algo muito especial para nós. É plantar e colher bons frutos”, ressaltou. 

Cartões
Anualmente são confeccionados cartões com diferentes tipos de simbologia. Neste ano, foram confeccionados 100 cartões especialmente para a campanha com o objetivo de presentear todas as crianças que são acompanhadas pelo Lactário.
Os cartões foram confeccionados com a ajuda ainda da voluntária Oraides da Motta, que produziu o texto impresso no cartão, que teve a simbologia voltada aos 80 anos de fundação do Lactário Dília Ribeiiro, comemorada em 14 de agosto de 2019.
 Além disso, cada cartão vem com uma pequena caneca que tem a simbologia do início dos trabalhos do Lactário, já que Dília Ribeiro usava canecas para dar leite de beber às crianças carentes da cidade.

História
A história do Lactário teve início ainda dentro da Escola Dr. Carlos Sampaio Filho, em Penápolis.
De acordo com registros, Dília Ribeiro, entre as décadas de 20 e 30, iniciou seus trabalhos como professora com suas aulas na referida escola. Com o tempo ela percebeu que muitos alunos tinham déficit de rendimento e começou a atribuir isso ao fato de muitas crianças sofrem com a desnutrição da época. 
Desta forma, ela se mobilizou com fazendeiros da região e passou a distribuir leite que era doado por eles. A distribuição ocorria nos fundos da escola.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade