Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/12/2015

Natal ressalta mobilizações solidárias à entidades

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Representantes do Lar Vicentino e do Sincomércio durante a doação de mais de seis mil fraldas ofertadas pelos comerciantes penapolenses

DA REPORTAGEM

Falar de Natal também é falar de solidariedade e amor ao próximo. Desta forma, diversas pessoas se mobilizam em prol de uma boa ação que vão desde crianças até idosos, sempre visando um carinho especial em uma época do ano marcada pela fraternidade. Uma prova deste ato solidário é a tradição mantida pela Associação Feminina de Proteção à Infância – Lactário Dília Ribeiro – que há mais de 20 anos realiza a entrega de presentes para as crianças da entidade através de doações de pessoas que se sensibilizam com o trabalho da entidade e com a realidade de muitas crianças, em que muitos pais não possuem condições de presenteá-las. 
Os idosos também são beneficiados por atos de carinhos vindos através de ações voluntárias promovidas por diversos comerciantes da cidade que, por incentivo do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Penápolis, doam fraldas ao Lar Vicentino, que muito ajudam na higiene dos idosos e na economia da entidade. 
Os presentes ofertados às crianças do Lactário são doados por “padrinhos”, através do envio de cartões natalinos para aquelas pessoas que desejam participar do projeto. 
De acordo com a presidente voluntária da creche, Cristina Delboni, alguns destes padrinhos são fixos, que ajudam há anos, sendo voluntários residentes em Penápolis e também em outras cidades. “São pessoas que começaram a nos ajudar na compra de presentes e que até hoje se mantêm na tradição sensibilizados com as condições de nossas crianças, pois para várias delas, este será o único presente recebido neste natal. Alguns dos padrinhos, mesmo morando fora de Penápolis fazem questão de contribuir com nosso projeto e enviam seus presentes pelos Correios”, comentou. 
Os presentes repassados à creche foram embrulhados de forma semelhante e entregues em uma festa ocorrida nesta semana. Um voluntário vestido de Papai Noel também esteve presente e garantiu a diversão das crianças, que também ganharam saquinhos surpresa. “Muitos padrinhos nem conhecem a criança, mas fazem questão de ajudar, pois é maravilhoso. Elas ficam radiantes de alegria, pois sabem que tudo está sendo feito com muito amor, e agradecem com um lindo sorriso”, explicou.
A presidente ressalta que alguns padrinhos não moram em Penápolis, mas fazem questão de ajudar. “Nosso agradecimento a todos que nos ajudaram para a realização de mais esta festa de amor”, finalizou.

Fraldas
Também com o espírito natalino em alta, diversos comerciantes participaram neste ano da tradicional doação de fraldas geriátricas aos idosos do Lar Vicentino de Penápolis. 
A doação é incentivada pelo Sincomércio, que pede a adesão dos comerciantes associados para que contribuam com uma pequena quantia para a compra das fraldas. Neste ano foram entregues 6,1 mil fraldas e adesão de 80% dos comerciantes. Para o presidente do Sincomércio, Norberto Laranja, poder ajudar o Lar Vicentino é algo muito gratificante. “Felizmente tivemos sucesso em mais um ano de nossa ação. A doação é algo simples para cada comerciante, mas que faz uma grande diferença para o Lar Vicentino, que tanto precisa de ajuda como esta; o que nos deixa muito contentes”, comentou. 
Para o administrador do sindicato, José Valdir Rubino, o Guinho, a doação representa o lado social do Sincomércio. “Esta é uma das bandeiras que o sindicato defende, sendo que a campanha, que está em sua 16ª edição, já é definida em nosso planejamento anual. Desta forma, despertamos o lado social do comerciante, que é fundamental para o sucesso desta campanha, aderindo de forma solidária com nossos idosos do Lar”, ressaltou.
Segundo a presidente da entidade, Gisele Perazza Rodrigues Penteado as fraldas suprirão as necessidades da entidade por um período de um mês e meio. Ela explicou que uma doação como esta é muito importante ao Lar, pois representa economia à entidade, que deixa de gastar com a compra de novas fraldas pelo período. “Por dia, temos um gasto médio de 180 fraldas, o que representa um número muito grande no fim do mês e, consequentemente, um gasto muito alto. Durante o período em que usamos as fraldas doadas conseguimos investir em outras coisas na entidade ou quitar alguns pagamentos, como o de funcionários, o que também é muito importante para nós”, ressaltou.  
A doação feita pelos comerciantes através do Sindicato representa o carinho pela entidade e também pelos idosos. “o Sincomércio é um grande parceiro do Lar Vicentino e receber esta doação todo ano representa o respeito que o sindicato e o comerciante têm pela entidade e o trabalho realizado com nossos idosos”, enfatizou a presidente. 
A ideia em realizar este gesto de solidariedade foi uma iniciativa do ex-presidente do Sincomércio, Miguel Suarez Rodrigues e do comerciante Sebastião Galinari. Atualmente são atendidos pelo Lar Vicentino 75 idosos, sendo que 15 frequentam o local apenas no sistema centro/dia. Eles recebem todos os cuidados com higiene pessoal e alimentação, sendo fornecido café da manhã, suco, almoço, café da tarde e jantar, totalizando cinco refeições diárias e outros atendimentos de assistência social.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade