Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/02/2014

Número de celulares e internet móvel crescem na região

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A estudante Ana Laura Souza confessa que está sempre conectada ao celular, mas que os estudos e outros afazeres estão em 1º lugar

DA REPORTAGEM

 

Visando atrair mais clientes, as empresas de telefonia móvel estão oferecendo a cada dia novas promoções atrativas sobre planos de ligações, troca de mensagens SMS e pacotes de internet, para que o futuro cliente tenha muitas opções na hora usar seu celular. Nesta mesma linha, os fabricantes também procuram aumentar suas vendas ofertando tecnologia ao acesso de um público em massa. Estas são estratégias que vem dando certo e que estão fazendo com que o brasileiro tenha cada vez mais telefones celulares. O Brasil fechou 2013 com 271,10 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 136,45 acessos por 100 habitantes. Em dezembro, houve um acréscimo de 580,92 mil linhas, número abaixo do registrado em novembro - 594,90 mil linhas- mesmo sendo dezembro, o mês considerado de maior venda. No ano foram 9,92 milhões de novas adesões, um crescimento de 3,55%. Em 2012, o crescimento foi de 8,07%. No último mês de 2013, os acessos pré-pagos totalizavam 211,58 milhões (78,05% do total) e os pós-pagos 59,52 milhões (21,95%). A banda larga móvel totalizou 103,11 milhões de acessos, dos quais 1,31 milhões são terminais 4G. A Vivo segue líder do ranking nacional, com 77.244.839 milhões de acessos ativos, ou 28,49%. A TIM figurou na segunda posição com 73.431.175 milhões de acessos ativos, ou 27,09%. A Claro segue na terceira posição com 68.704.019 milhões de acessos ativos, ou 25,34%.

 

DDD 18

No interior de São Paulo abrangido pelo DDD 18, área na qual pertence Penápolis, o crescimento no número de linhas ativas de telefone móvel foi decrescente durante os meses do ano que passou. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a região fechou o ano com 1.437.970 milhão de linhas ativas. No entanto, em janeiro de 2013, havia 1.806.874 milhão de linhas, em julho era 1.636.183 milhão. Assim como o ranking nacional, a Vivo foi consolidada a empresa com maior número de linhas ativas, fechando 2013 com 832.264 mil linhas. A TIM ficou com a segunda colocação de vendas com 336.376 mil linhas ativas. Já a CLARO foi a terceira colocada de vendas, com 227.983 mil linhas. Entre as grandes, a OI ficou com a última posição, com apenas 41.004 adesões de usuários. Na região, o que tem crescido muito é o acesso a internet através do celular. Ainda segundo a ANATEL, em dezembro de 2013, 873.284 mil aparelhos possuíam acesso à internet móvel. O número é o maior registrado em todo o ano. Em janeiro do mesmo ano o número era apenas a metade do registrado no final de 2013, com 473.275 mil celulares possuindo a rede móvel.

 

Celular = internet

Pesquisas mostraram que hoje é difícil encontrar o consumidor – na faixa entre 15 e 40 anos de idade – que ao comprar um novo aparelho de celular não tenha preferência entre os que tenham acesso à internet ou, pelo menos redes sociais – a principal dela o Facebook. O celular já virou um acessório indispensável na vida de muitas pessoas, que acabam usando suas tecnologias em favor próprio. A estudante Ana Laura Teixeira Souza, de 17 anos, é um exemplo de pessoa que usa o Smartphone para se comunicar através de redes sociais e também para pesquisas na internet. Segundo ela, o aparelho é bastante utilizado nas horas vagas e, por dia, pode ficar até três horas navegando. "Uso bastante sim, principalmente para manter contato com os amigos e ficar por dentro do que está acontecendo com eles através das redes sociais. Acho uma maneira interessante de proximidade", comentou. Ela explicou ainda que tem usado o aparelho como uma boa fonte de pesquisas escolares. "Não uso o celular na escola, aliás, nem o levo, mas quando estou estudando em casa e não consigo encontrar uma informação em minhas apostilas acabo recorrendo para a internet em meu celular, até mesmo pela comodidade e rapidez, já que o aparelho está ao meu lado", ressaltou. A pesar das facilidades que o aparelho lhe proporciona, ela alerta. "Não sou do tipo de pessoa que é totalmente dependente do celular, tenho meus afazeres, principalmente os estudos para o vestibular, e gosto de estar entre os amigos, por isso o uso é bastante moderado, fico com o aparelho nas horas vagas, à noite, por exemplo, quando já estou descansando", afirmou. Ela contou que possui amigos "viciados" em internet e que se sente incomodada quando está conversando com pessoas que não "desgrudam" do aparelho. "O contato entre pessoas é muito importante e por isso acabo me sentindo incomodada quando quero conversar com alguém que não desgruda do aparelho, dá a impressão de que ela não está te ouvindo", disse.

 

Celular X Internet

Muitas pessoas não são adeptas ao uso de internet no aparelho celular. É o caso do motorista José Maria de Aguiar, de 56 anos. Ele possui um celular, mas o aparelho é usado somente para ligações, já que não é adepto de internet. "Na verdade nem tenho interesse em aprender a usar a internet, acho que isso não faz diferença em minha rotina, por isso tenho um aparelho que uso somente para falar com a família e amigos", explicou. Ele também é contra o fato de pessoas se comunicarem somente via internet. Acho que as conversas se tornam muito mais proveitosas quando estamos entre amigos e familiares, ou pelo menos ouvindo a voz pelo celular. "Infelizmente as pessoas estão deixando de lado este costume se afastando cada vez mais, por isso tenho um aparelho simples que me proporciona uma conversa mais ‘saudável’ com quem quero falar", finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade