Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/04/2011

Musical: Cultura promove concerto de violão em Penápolis dia 29

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O jovem violonista Vitor Garbelotto faz uma homenagem a Radamés Gnattali um dos maiores expoentes da música brasileira

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Penápolis trará para a cidade mais um importante evento musical, o “Sarau para Radamés”, que será apresentado no dia 29 de abril, às 20h, no Teatro Lúmine. Entrada franca. Essa é mais uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Cultura. O concerto consiste em uma homenagem à Radamés Gnattali feita em apresentação solo pelo violonista Vitor Garbelotto, um jovem catarinense que vem se firmando no cenário violonístico brasileiro como um dos grandes talentos da nova geração. “Sarau para Radamés” propõe aproximar a música de Radamés Gnattali da música de importantes compositores e instrumentistas brasileiros, como Tom Jobim, Paulinho da Viola, Raphael Rabello, Baden Powell, Garoto. No repertório fazem companhia à obra de Radamés sambas, choros e valsas contemplado tanto a música erudita, quanto a música popular, demonstrando o estreito convívio que Radamés tinha com as mais diferentes formas musicais. Radamés Gnattali (1906 -1988) foi um dos maiores expoentes da música brasileira. Teve formação erudita como pianista, no entanto, escreveu arranjos e composições para os mais diversos instrumentos. Ficou conhecido como um “músico de fronteiras”, por trafegar com desenvoltura tanto na Música Popular como na Música de Concerto. Apesar de reconhecido e respeitado pela crítica especializada, Gnattali ainda não foi amplamente descoberto pelo público em geral.

Do CD ao Sarau
Bacharel em Música pela Unicamp, o violonista Vitor Garbelotto, estudou com mestres como Daniel Wollf, Ulisses Rocha, Paulo Martelli, Gisela Nogueira, Henrique Pinto, Marisa Ramires e Fábio Zanon. Ele é vencedor do Prêmio APCA 2010 na categoria Revelação em Música Erudita. Em seu primeiro álbum solo “Radamés Gnattali – Integral para violão solo”, Vitor traz a obra integral para violão solo do compositor de Radamés Gnattali. Com produção de Ulisses Rocha, o disco trafega nesse terreno fronteiriço entre o popular e o erudito e já é sucesso entre a crítica. Como marca do trabalho, a acuidade sonora e o preciosismo técnico somados ao contagiante swingue de violão essencialmente brasileiro. Da transposição do CD para os palcos nasceu o concerto “Sarau para Radamés”  que além das faixas contidas no disco é permeada por textos, poemas, depoimentos e histórias sobre o Radamés. O concerto, contemplado pelo prêmio PROAC 201O pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo recebe apoio de algumas prefeituras e atualmente circula pelo interior do estado. Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade