Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/07/2018

Museus de Penápolis são citados em revista da UFMS

A revista eletrônica semestral Trilhas da História, publicada pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Curso de História), publicou, entre outros assuntos, um artigo sobre as inúmeras possibilidades dos espaços de memória existentes em Penápolis. O mesmo cita os museus da cidade e oferece uma excelente oportunidade de conhecimento para professores, educadores, políticos e a comunidade em geral.
O texto Local de Memória e Ensino Superior: As Possibilidades Educacionais foi escrito pela diretora do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, a professora Alessandra Jorge Nadai, e pelo presidente da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), professor Cledivaldo Aparecido Donzelli. 
Trata-se de uma narrativa sobre a trajetória para salvaguardar a memória e registrar a história, e os períodos de debates no Brasil sobre a implementação de políticas públicas sobre patrimônios. O artigo livre também apresenta resultados de experiências das oficinas denominadas Memória Cultural – Memória da Cidade de Penápolis: Noções Básicas Sobre Museus e Preservação da Memória Local; e Memória Cultural - Memória da Cidade Através dos seus Monumentos e Patrimônio: Identidade e Cidadania.  
O texto ainda narra os resultados dos planos de estágios do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, referentes às temáticas das citadas oficinas.
São enfatizadas a possibilidade e a necessidade de aproximação acadêmica com os espaços de memória, no sentido de unir a teoria com práticas educativas em locais de monumentos e de memória do município. 

Trilhas da História
A Revista Trilhas da História foi elaborada com o objetivo de promover o debate acadêmico, tendo o propósito de enriquecer as pesquisas em andamento, assim como agregar produções de outros lugares e instituições.
Com esse objetivo busca alcançar, além de professores da universidade e da rede pública e privada de ensino, alunos graduandos do curso de História e de outras universidades. 
O intuito é incentivar novas pesquisas e a busca por conhecimentos produzidos pela História e áreas afins. 
A revista é constituída de Dossiês; Artigos Livres; Ensaios de Graduação; Resenhas e Fontes. 
A mesma pode ser acessada através do link: http://www.trilhasdahistoria.ufms.br .

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade