Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/05/2008

Museu histórico completa 50 anos

A cidade de Penápolis tem motivos de sobra para comemorar seu centenário. Além do aniversário da cidade, o Museu Histórico e Pedagógico “Fernão Dias Paes” comemora seu cinqüentenário, no dia 19 de novembro. A idéia da fundação do museu partiu do governo estadual, por meio do governador na época, Jânio Quadros, onde realizou a abertura de vários museus em todo o Estado. Nesta época, se comemorava o cinqüentenário da cidade, e por isso, houve um grande empenho perante a população penapolense em conservar o museu. No início, foi instalado em uma sala da escola estadual Dr. Carlos Sampaio Filho. Durante esse tempo, permaneceu em alguns momentos fechado para visitação, e em 2000, no governo do prefeito Firmino Sampaio, foi municipalizado e instalado junto ao Museu do Folclore, no então prédio da antiga Prefeitura Municipal, localizada na Praça 09 de Julho, 150.
Em 2002, passou a atuar em prédio próprio, ao lado do Museu do Folclore, fazendo parte do Centro Cultural Dr. Bráulio Sammarco. Com o tempo, o prédio começou apresentar problemas de infra-estrutura, e no início da administração do então prefeito João Luís dos Santos, optou-se em alugar uma casa, localizada na avenida Antonio Define, número 857, onde funciona até o momento. Segundo a diretora do museu, Alessandra Jorge Nadai, hoje conta com um grande acervo de jornais, documentos, fotos, peças, etc, que contam a história de nossa cidade e região.

Tour Histórico
Alessandra enfatiza que o museu conta com um projeto “Tour Histórico Cultural”, que conta um pouco da história e as mudanças que foram feitas com o tempo. “Este projeto é a memória da cidade por meio de seus monumentos e patrimônios sobre a identidade e cidadania”, explica. E neste projeto há uma curiosidade: Alessandra comenta sobre o que em breve a cidade será beneficiada. “Dentro de mais alguns dias, serão afixados em pontos históricos de nossa cidade painéis de dois metros de altura, com fotos antigas sobre como eram antes”, ressalta. Atualmente, este projeto é desenvolvido com estudantes sendo realizado um passeio em toda cidade, mostrando as mudanças que houveram por meio de uma pasta com fotos antigas. Ela destaca a importância de se realizar este projeto. “Neste projeto, desenvolvemos a educação patrimonial onde sensibilizamos as crianças ao verem as mudanças feitas com o tempo. A criança raciocina e desperta o interesse em conservar o patrimônio histórico”, finaliza.
Por meio da Lei número 1527, de 06 de maio de 2008, o Museu Histórico passou a se chamar como Museu Histórico e Pedagógico Memoralista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Escolas públicas, particulares e população são podem estar fazendo uma visita. Visitas monitoradas devem ser agendadas com antecedência através do telefone (18) 3652-7034. (IA)

Foto: Atualmente, o museu funciona na avenida Antonio Define, 857

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade