Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/02/2022

Museu do Sol promove exposição de obras e lançamento de livro amanhã

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

O Museu do Sol, localizado em Penápolis, realizará uma exposição de obras de arte naif. A abertura será nesta sexta-feira (25), com o lançamento do livro “O João sem terra que veio para o Brasil”, de Yeda Rodrigues Sanches (in memorian). Ainda na oportunidade, serão expostos os trabalhos dos artistas Luciana Mariano e Rodrigo Silva.
“Estive em Penápolis em 2021 e fiquei encantada com o museu. Estou muito feliz em expor meus trabalhos no espaço que, para mim, é referência de amor a cultura e valorização da arte naif”, disse Luciana Mariano. “Eu viajo para outros mundos paralelos e a arte me conecta com o Divino, o sobrenatural e os universos”, destacou Silva. 
A exposição acontecerá até 22 de abril, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h.

Artistas
Nascida e criada em São Paulo, Luciana é graduada em Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie e pintora profissional desde 2008. Terceira geração de artistas amadores e pintores naifs em sua família, cresceu ao redor de tintas e pincéis e desde muito cedo já criava, desenhando tudo o que via, sem entender que aquilo era arte.
A pintura sempre foi uma necessidade inata, criativa e quase terapêutica e por isso ela sempre pintou intensamente.  Devido ao seu estilo próprio, traço infantil e por considerar muito pessoal, ela sentia vergonha de mostrar o que pintava e descartava tudo logo depois de acabado. Em 2008 sua produção se tornou tão intensa que o excesso de obras acabaram sendo descobertas por um galerista e se tornou sua primeira exposição.
Desde então, já finalizou mais de 700 obras, expostas e vendidas em vários lugares, galerias e museus no Brasil e exterior. Desde 2018, mora na Finlândia, onde continua produzindo e trabalhando intensamente em sua arte. Já Silva nasceu em São José do Rio Preto, despertando os talentos artísticos com sete anos. Passou por várias fases da pintura, se identificando com a arte naif, atuando há 17 anos.
Participou de diversas exposições nacionais, entre elas na capital paulista, Rio de Janeiro, Paraty, Socorro, entre outros municípios, bem como em países como EUA, Canadá, Áustria, México, China, Portugal e Itália. Recebeu menções honrosas, medalha de prata e prêmio aquisição pelos seus trabalhos.

Espaço
O Museu do Sol é o primeiro de Arte Naif da América Latina, fundado pela artista Iracema Arditi em 1972, em São Paulo. Em 1978, teve a sua transferência para Penápolis. O espaço é destinado a documentar, preservar e promover exclusivamente a arte ingênua brasileira. Atualmente, conta com 416 tombamentos em pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, entalhes e objetos, possuindo a coleção mais representativa da Arte Naif do Brasil.
Além disso, mantém, há mais de 30 anos, ateliê de criação artística atendendo pessoas de diversas idades em sessões semanais, sendo que a iniciativa promove a obra de pintores da cidade e região, bem como, aproxima o público da arte. A coleção do museu foi à primeira do gênero, formada no Brasil, e desde sua fundação recebe continuada visitação.
O local realiza exposições periódicas, palestras e oficinas culturais, bem como, coleta, documenta e promove o gênero primitivo de arte. 
O Museu do Sol está localizado na avenida Rui Barbosa, 798, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Informações nos telefones (18) 3652-0590 e 3652-7851, ou pelo e-mail museudosol@museudosol.art.br .

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade