Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/05/2022

Museu do Sol no Festival Internacional de Arte Naif

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Grupo de artistas e críticos durante o Festival Internacional de Arte Naif (FIAN) ocorrido em Guarabira/PB

DA REDAÇÃO

O Museu do Sol em Penápolis recebe no dia 22 de setembro a exposição de diversos trabalhos premiados, de renomados artistas que participam do 4º Festival Internacional de Arte Naif, evento que teve início em Guarabira, Paraíba, onde ficará aberto ao público até 30 de junho.
Conforme explicou o diretor do Museu do Sol, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, e que esteve na abertura do festival na Paraíba, trata-se de um evento importante para esses artistas onde, em Guarabira, um grande público está comparecendo ao Casarão da Cultura (Museu de Arte Naif) para prestigiar o trabalho apresentado.
“Depois essa exposição segue para Paraty, no Rio de Janeiro e, em seguida, será a vez de Penápolis receber as obras desses artistas que estão no festival. Importante destacar que aqui (Guarabira) são muitas as caravanas de visitantes de outras cidades”, observou Beto, ao destacar que gostaria de ver esse mesmo procedimento em relação ao público de Penápolis e região.

Estrutura
A direção do Museu do Sol, como já aconteceu em exposições anteriores, pretende colocar à disposição da comunidade um sistema de agendamento para grupos pertencentes a instituições de ensino, agências de turismo, órgãos públicos e entidades que tenham interesse em conhecer as obras expostas. 
Segundo Beto Fernandes, estarão em exposição os trabalhos de autores de vários estados do Brasil, o que mostra a diversidade do Festival Internacional de Arte Naif. “Como todos podem perceber, Guarabira é vitrine para todo Brasil e exemplo em valorização da arte naif. Esperamos que Penápolis, com o Museu do Sol e essa exposição, possa se destacar ainda mais”, observou.

Objetivo
O Festival Internacional de Arte Naif (FIAN) é uma realização da Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Ateliê Adriano Dias. A edição 2022 se integrará às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. 
Para os organizadores, além da importância estética e histórica daquela semana, essa homenagem se justifica pelas conexões entre a arte moderna e a arte naif brasileiras. Ambas apresentam expressão artística com um propósito transformador, renovando o fazer artístico nacional e buscando enfatizar nossa tão diversa e peculiar brasilidade. Nesta edição as obras evidenciam aspectos da cultura brasileira nos últimos cem anos. 

PREMIADOS FIAN 2022:

Durante o Festival Internacional de Arte Naif (FIAN) ocorreram algumas premiações, conforme segue:

PRÊMIO AQUISIÇÃO
- André Cunha - Paraty/RJ
Obra: "Retrocesso - Brasil Primata, capitalismo selvagem".
- Marcos Melhado - São Paulo/SP
Obra: "Passando a boiada"

PRÊMIO RECONHECIMENTO *
- Cesar Lima - Cariacica/ES
- Zélia Lima - Campinas/SP

MENÇÃO HONROSA *
- Carminha - Palmas/TO
- Con Silva - Batatais/SP
- Fernanda Cordeiro - Brasília/DF
- Lucas Lambert - Campinas/SP
- Rosângela Politano - Socorro/SP

(Com informações da A/I do Museu do Sol)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade