Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/06/2015

Museu do Sol expõe a arte de Altamira Borges

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Em seus quadros, Altamira mistura a cidade grande com o cotidiano de um povo tradicional

DA REPORTAGEM

Os admiradores da arte Naïf têm a oportunidade de apreciar um pouco mais do trabalho da artista Altamira Borges, de 83 anos, através de exposição promovida pelo Museu do Sol de Penápolis, que iniciou na última semana e ficará até o dia 15 de agosto. Quem for ao Museu poderá conferir o trabalho de Altamira, e ver quadros que retratam sua fé através de imagens religiosas, igrejas e santos. O Santuário de São Francisco de Assis, de Penápolis, também é retratado em diversas telas. Uma particularidade de Altamira acaba sendo o mix percebido em seus quadros sobre o que é moderno e o que resiste às tradicionais culturas dos povos. Em muitas de suas obras, ela mistura a imensidão de arranha-céus com a simplicidade e cotidiano das pessoas simples. A artista nasceu em Jacaraci, (BA), mas adotou Penápolis como sua terra. Ela já trabalhou como feirante, mas foi somente depois de deixar a profissão que passou a se dedicar à pintura. Com gosto para desenhos, foi em 1982 que começou a receber orientações básicas no atelier do Museu do Sol. Apesar disso, ela sempre se destacou por seu talento e disciplina, sendo estas suas principais portas para a sua criatividade.
Com sensível domínio de cores, observa tudo o que vê e o reproduz em seus trabalhos. Desta forma já possui destaque na cidade e em diversos locais do país, onde já recebeu prêmios e ganhou reconhecimento.
O tridimensional também já é visto em suas obras. Altamira possui trabalhos feitos a partir de colagens, ressaltando a ideia de que qualquer objeto pode ser incorporado em uma obra de arte através das ‘assemblages’. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Altamira Borges pode visitar a exposição que acontece de segunda à sexta-feira das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. O Museu do Sol de Penápolis fica na avenida Rui Barbosa, 798, no centro. 

 

Museu do Sol lança novo site

Aproveitando o lançamento exposição de Altamira Borges, o Museu do Sol de Penápolis está lançando seu novo site. A página virtual oferece informações sobre a história do museu, bem como informações das atividades desenvolvidas em oficinas, biblioteca, vistas e exposições.
O site é pioneiro em Penápolis em levar ao visitante a oportunidade de ver e saber um pouco mais sobre obras de artes que foram digitalizadas e que estão disponíveis na página. O conteúdo é o mais completo e atualizado documento museológico de obras e artistas da coleção naïf penapolense, incluindo as imagens de todo o acervo exposto e a reserva técnica do museu. No site, o internauta poderá realizar pesquisas e percorrer vários caminhos que levam às salas do museu por tema, artista ou obra.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade