Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/09/2017

Museu do Sol: Artistas penapolenses homenageiam São Francisco

Imagens/Divulgação
Detalhes Notícia
Diversas obras que retratam São Francisco de Assis foram pintadas por artistas penapolenses

DA REDAÇÃO

No ano de 1980, por ocasião do IV Salão de Arte da Noroeste realizado na Funepe em parceria com a FUNARPE, o então pároco Frei Cirylo Bergamaschi sugeriu a criação do Museu de São Francisco, padroeiro da cidade. Foram expedidas solicitações em nome da FUNARPE para os artistas brasileiros, participantes das exposições de arte aqui realizadas, e assim deu-se a formação da coleção do Museu de São Francisco.
Cento e sessenta obras que foram doadas estão documentadas, tombadas, catalogadas e guardadas na reserva técnica do Museu do Sol a espera de instalação em sede definitiva.
O museu tem realizado anualmente pequenas mostras, recortes da coleção que privilegiam temas especiais. Outras vezes saiu da cidade e foi mostrar sua coleção em outras instituições culturais como MASP (SP), Museu de Arte Sacra (SP), Museu dos Presépios (SP) e Itaú Cultural. Dessa vez, a partir da próxima desta segunda-feira (11), serão expostas as obras doadas por artistas penapolenses no espaço destinado às exposições periódicas do Museu do Sol. Cada artista com linguagem própria representou São Francisco em cerâmica, porcelana, escultura, mosaico, telas em tinta acrílica ou óleo, colagem, desenho ou vitral. No mês que antecipa os festejos do Santo de Assis os moradores, não só de Penápolis, poderão conhecer e apreciar a homenagem de seus conterrâneos que são: Altamira, Ana Franco, Aparecida Azenha, Caxeta, Celina Passafaro, Celinha Trindade, Eliana Bustamante, Elias Escardovelli, Giovani de Falco, Idomeu, José de Oliveira, Osvaldo Galindo, Rodolfo Rueda, Sandra Paro, Veleida Fona, Vera Carui e Walmir Pesquero. 

(Com informações Museu do Sol)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade