Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/07/2022

Museu do Sol abre exposição "Altamira Borges"

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Um dos quadros de Altamira Borges, trabalho que colocou a artista como uma das referências da arte naif

DA REDAÇÃO

Altamira Borges terá seus quadros expostos a partir desta quinta-feira (14), às 20h, no Museu do Sol em Penápolis, espaço cultural especializado na arte naïf, onde o trabalho da artista está incluído. Baseadas na simplificação dos elementos, exibição de grande quantidade de cores, valorizando a representação de temas cotidianos e manifestações culturais do povo, são as características da arte produzida por Altamira.
Conforme explicou Beto Fernandes, diretor do Museu do Sol, essa arte é geralmente produzida por artistas autodidatas, ou seja, que não possuem conhecimento formal e técnico de arte.
“Em relação à Altamira, trata-se de uma grande artista baiana, radicada em Penápolis, que está contribuindo com o seu trabalho na elevação do nome de Penápolis, através do Museu, instituição cultural que tem em seu acervo obras da artista”, relatou Beto.
A visitação será permitida de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, até 03 de setembro, podendo a comunidade em geral – escolas, empresas, instituições sociais, entre outras - agendar previamente suas visitas durante o período.

HOMENAGEM 90 ANOS
Além da exposição, Altamira Borges que completou 90 anos no dia 23 de junho, terá outro momento especial e muito marcante para a arte e cultura do Museu do Sol, espaço fundado em 1972, em São Paulo, pela artista Iracema Arditi.
Nessa exposição vários artistas farão, através de seus trabalhos, uma homenagem e registro do cotidiano de Altamira, o que para Beto Fernandes trata-se de justo reconhecimento ao expressivo trabalho desta artista que tem divulgação o Museu do Sol e Penápolis em todo o país e exterior.
“Também a Câmara Municipal aprovou dia 20 de junho, por unanimidade, a Moção de Congratulação que foi proposta pela vereadora Professora Jandinéia, e será entregue no Museu”, informou o diretor.
Tendo completado 50 anos em16 de março último o Museu do Sol soma 44 anos da sua transferência e funcionamento em Penápolis e, nesse período, muitos artistas marcam sua história.
Essa exposição destaca Altamira Borges, baiana que há 40 anos está diretamente ligada ao Museu do Sol, onde a partir de 1982 recebeu orientações básicas no atelier, fomentando seu talento para pinturas, que surgiu quando ela ainda era criança.

SOBRE
Altamira Pereira Borges é pintora naïf, primitiva e autodidata, nascida em 23 de junho de 1932 na cidade de Jacaraci na Bahia, de onde migrou com toda a família para a região noroeste do Estado no final da década de 1930. Fixou-se com a família na zona rural das cidades de Lins e Penápolis, trabalhando na lavoura de café e algodão da região. 
De família humilde, casou, teve filhos, estabeleceu-se comercializando frutas e verduras no mercado municipal de Penápolis, cuidou de doentes, trabalhou em casas particulares e no início da década de 1980, encontrou na pintura uma maneira de aliviar o sofrimento pela morte do pai e do marido, começando a pintar auto didaticamente.
Para conseguir divulgar sua arte, no início de 1982 procurou o Museu do Sol, mostrou seu trabalho para a diretora, ganhou tintas e pincéis e começou a pintar no atelier livre do Museu, retratando imagens do nosso popular. O que ela mais gosta de pintar são festas, quermesses e casamentos na roça.
Com o passar do tempo, seus quadros ganharam exposições em locais importantes como o Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, Masp (Museu de Arte de São Paulo) e diversas unidades do Sesc em todo o Estado. 
Com diversas participações em Bienais Naïfs, e selecionada para diversas edições do Catálogo Geral do Mapa Paulista da Secretaria Estadual da Cultura do Estado de São Paulo, e tendo recebido duas vezes o Prêmio Banco Real de Talentos da Maturidade, Altamira conquistou seu lugar entre os principais artistas naïfs brasileiros.

SERVIÇO
Exposição “Altamira Borges – 90 Anos” 
Data: 14 de julho a 03 de setembro
Local: Museu do Sol – avenida Rui Barbosa, 798 – Centro – Penápolis
Horário: segunda à sexta, das 8h às 13h30 e das 13h às 16h30 – entrada gratuita. Informações: (18) 3652-0590

(Com informações da A/I Museu do Sol)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade